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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2014.tde-06102014-164140
Document
Auteur
Nom complet
Valquíria Aguiar Meneghesso
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2014
Directeur
Jury
Lastória, Andrea Coelho (Président)
Fernandes, Silvia Aparecida de Sousa
Rosa, Antonio Vitor
Titre en portugais
A hidrografia local e as práticas escolares de professores de geografia de Ibitinga - SP
Mots-clés en portugais
Ensino de Geografia
Hidrografia
Localidade
Práticas Escolares
Resumé en portugais
A presente pesquisa dissertativa foi desenvolvida para investigar como professores de Geografia de escolas da rede pública estadual de Ibitinga-SP têm trabalhado o tema hidrografia em suas práticas pedagógicas. Procuramos descrever criticamente como se dão as práticas escolares de professores de Geografia em relação à hidrografia local, refletir sobre a importância de se desenvolver práticas que tratem da localidade na qual os alunos estão inseridos e analisar as práticas dos professores, tendo em vista o desenvolvimento de uma consciência socioambiental e cidadã dos alunos. A abordagem metodológica escolhida foi a qualitativa, o que possibilitou uma avaliação dos processos e das características intrínsecas do ensino. Os procedimentos para a coleta de dados envolveram entrevistas semi-estruturadas com três professores participantes, observações das aulas em que foram desenvolvidos os temas hidrografia e localidade, e análise dos documentos produzidos e utilizados pelos professores e alunos no desenvolvimento do tema em questão. Realizamos a caracterização das escolas e dos professores participantes da pesquisa. Os dados coletados e as análises realizadas evidenciaram que as práticas escolares estão atreladas ao currículo oficial implementado pelo programa São Paulo Faz Escola, que limita o estabelecimento de relações com a localidade, abordando a Hidrografia Geral e não a da localidade. As práticas escolares decorrem de pressões sofridas pelos professores para cumprirem o currículo prescrito pela Secretaria de Educação, à carga horária muito extensa e à dificuldade que eles têm em encontrar informações sistematizadas sobre o tema para a localidade em estudo.
Titre en anglais
Local hidrography and school practices of Geography teachers from Ibitinga-SP
Mots-clés en anglais
Geograph Teaching.
Hydrographs
Locality
School Practices
Resumé en anglais
This research was carried out to investigate how Geography teachers from public schools of Ibitinga, São Paulo, have been teaching Hydrographs with their students. We have been looking for describing how the school practices of selected teachers have been worked in relation to Local Hydrographs, thinking about relationship between locality and the students life and discussing the teachers practices with eyes on construction of social and environmental conscience for students. The applied methodology for data collection included an interview, teachers lessons and document review. The methodological approach was qualitative to avoid better evaluations of processes and intrinsic characteristics of the teaching. A description of participating schools and teachers was performed. Data analysis demonstrated that school practices have been overruled by official program named São Paulo Faz Escola what restrains the Locality teaching. School practices have been originated from hard pressure in teachers carrying out the official lessons prescribed from government, their heavy workload and due to their difficulties to find organized information of Locality.
 
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Date de Publication
2014-11-03
 
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