• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2017.tde-06042017-074953
Documento
Autor
Nombre completo
Patrícia Borges Gimenes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2017
Director
Tribunal
Rivas, Noeli Prestes Padilha (Presidente)
Degrève, Glaucia Maria da Silva
Fernandes, Maria Cristina da Silveira Galan
Título en portugués
O professor iniciante no Ensino Médio: um estudo a partir da profissionalidade docente
Palabras clave en portugués
Cursos de licenciatura
Ensino médio
Formação de professores
Professor iniciante
Profissionalidade docente.
Resumen en portugués
Este estudo teve como objetivo compreender a inserção e a permanência dos professores iniciantes, atuantes em áreas do currículo do Ensino Médio, em quatro escolas estaduais localizadas em Ribeirão Preto, por um período de até três anos. É durante os primeiros anos de docência que os professores constroem sua profissionalidade, isto é, adquirem um repertório de conhecimentos, saberes e fazeres voltados para o exercício da docência. Pesquisas sobre o professor iniciante revelam que são muitos os problemas enfrentados no início de carreira: dificuldade com a indisciplina de alunos, falta de material didático, insegurança com a metodologia. No Ensino Médio as condições são mais precárias, pois, além dessas dificuldades apontadas, exige-se do professor a disponibilidade para atribuição de aulas em diversas turmas e em diferentes escolas para composição de sua carga horária. O aparato teórico que sustenta este trabalho engloba os referenciais de investigação sobre formação de professores como André (2012), Gatti e Barreto (2009), Nóvoa (2009), Vaillant e Marcelo (2012), entre outros. O estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória e os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. O corpus é constituído por entrevistas semiestruturadas realizadas com oito docentes iniciantes, concursados e atuantes nas áreas do currículo do Ensino Médio, em quatro escolas da Rede Estadual de Ensino de Ribeirão Preto/SP. A partir das análises realizadas, constatou-se: a) que a inserção de alguns professores na carreira foi contemplada por iniciativas de apoio da direção da escola, ou por meio dos próprios professores que procuravam esclarecer suas dúvidas com seus pares; b) que os professores iniciantes possuem muitas dificuldades no início de carreira, sobretudo em relação à administração de tempo pessoal e profissional e com a organização do ensino, diante das condições de trabalho a que são submetidos; c) que os fatores de maior incidência apontados para permanência na profissão são: a relação estabelecida com os alunos e com os colegas de trabalho; o aprendizado dos educandos e o reconhecimento e a valorização desses profissionais pelos estudantes. É por meio do conhecimento histórico dos cursos de formação, das teorias educacionais, do contato com o dia a dia escolar, do relacionamento com colegas de profissão, alunos, pais, demais funcionários da instituição, que os professores iniciantes tornam-se conscientes e seguros de sua profissionalidade. Enfatiza-se a necessidade de uma política pública que ofereça condições adequadas para o desenvolvimento profissional dos professores iniciantes na carreira, acompanhando-os durante sua inserção na profissão.
Título en inglés
The beginner high school teacher: a study based on teacher professionalism.
Palabras clave en inglés
Beginner teacher
High school
Teacher professionalism.
Teacher training
Undergraduate courses
Resumen en inglés
The purpose of this study was to understand the insertion and permanence of beginning teachers in areas of the High School curriculum in four state schools located in Ribeirão Preto, for a period of up to three years. It is in the first years of teaching that teachers construct their professionalism, that is, they acquire a repertoire of knowledge, knowledge and practices aimed at the exercise of teaching. Research on the beginning teacher reveals that there are many problems faced at the beginning of the career: difficulty with the indiscipline of students, lack of teaching material, insecurity with methodology. In high school conditions are more precarious, because in addition to these difficulties pointed out, the teacher is required to be able to assign classes in different classes and in different schools to compose their workload. The theoretical framework that supports this work encompasses research references on teacher education such as André (2012), Gatti and Barreto (2009), Nóvoa (2009), Vaillant and Marcelo (2012), among others. The study was developed through a qualitative research of exploratory nature and the data were analyzed from the Content Analysis. The corpus consists of semi-structured interviews carried out with 8 beginning teachers, candidates and participants in the areas of the High School curriculum, in four schools of the Ribeirão Preto State Teaching Network. From the analyzes carried out, it was verified: a) that the insertion of some professors in the career was contemplated by initiatives of support of the direction of the school, or through the teachers themselves who tried to clarify their doubts with their peers; B) that beginning teachers have many difficulties at the beginning of their careers, especially in relation to the administration of personal and professional time and the organization of teaching, given the conditions of work that are submitted; C) that the factors of higher incidence pointed out to remain in the profession are: the established relationship with the students and with the work colleagues; The students' learning and the recognition and appreciation of these professionals by the students. It is through the historical knowledge of training courses, educational theories, contact with the day-to-day school, the relationship with other colleagues in the profession, students, parents, other employees of the institution, that beginner teachers become aware and safe Of their professionalism. Emphasis is placed on the need for a public policy that provides adequate conditions for the professional development of early career teachers, accompanying them during their insertion in the profession.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2017-09-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.