• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2017.tde-04022017-205047
Documento
Autor
Nombre completo
Silmara Regina Colombo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2016
Director
Tribunal
Nogueira, Ana Lúcia Horta (Presidente)
Bueno, Luzia
Pacifico, Soraya Maria Romano
Título en portugués
Consulta ao dicionário: das prescrições para o professor ao uso em sala de aula
Palabras clave en portugués
Análise linguística.
Dicionários
Letramento escolar
Lexicografia
Práxis
Resumen en portugués
O estudo que se apresenta teve por objetivo pesquisar como alunos do 5º ano do ensino fundamental se utilizam de dicionários, em especial aqueles distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático-Dicionários/2012, bem como analisar a pertinência dessas obras lexicográficas disponibilizadas a todas as escolas públicas brasileiras, buscando assim ampliar os estudos sobre dicionários escolares no Brasil. Partindo de atividades sugeridas no Guia Dicionários em Sala de Aula, manual que acompanha os acervos com orientações ao professor, foram realizadas intervenções em duas turmas de 5º ano de EF, nas quais a pesquisadora atua também como professora titular, de uma escola pública municipal do interior do Estado de São Paulo. Os registros em áudio, anotações e atividades realizadas em sala de aula foram tomados para construção do corpus de pesquisa. A intervenção educativa realizada se inseriu na perspectiva do letramento escolar e a análise buscou contribuir para o preenchimento de uma lacuna no que se refere ao estudo do léxico e de dicionários escolares, cujas pesquisas ainda se mostram incipientes no cenário educacional brasileiro. A análise estendeu-se ao tratamento dado ao estudo do léxico presente no livro didático de Língua Portuguesa adotado para as turmas participantes, pois, no âmbito do PNLD, livros didáticos e dicionários deveriam ser obras complementares, o que não se confirmou. A discussão sobre a importância do dicionário como instrumento de aprendizagem da língua fundamentou-se à luz de pesquisadores da prática pedagógica no Brasil que, por sua vez, adotam como fundamentos a abordagem histórico-cultural de Vigotski, no que se refere à concepção de aprendizagem, e a perspectiva discursiva de Bakhtin no que se refere à linguagem. Os resultados indicam que os acervos com títulos diferentes e limitada quantidade de exemplares dificultam o trabalho com os dicionários em sala de aula; além disso, foram observadas várias inconsistências conceituais na estrutura dos verbetes desses dicionários. Considerando-se a escassez de pesquisas sobre o uso dos dicionários escolares no cotidiano da sala de aula, destaca-se a relevância desse estudo que tomou para análise situações reais de interação entre alunos do 5º ano do EF com os dicionários a eles direcionados.
Título en inglés
CONSULTATION TO THE DICTIONARY: Of the prescriptions for the teacher to use in the classroom
Palabras clave en inglés
Dictionaries
Lexicography
Linguistic Analysis.
Praxis
School Literacy
Resumen en inglés
The aim of this study was to investigate how students of the 5th grade of elementary school use dictionaries, especially those distributed by the National Book of Textbooks-Dictionaries / 2012, as well as to analyze the relevance of these lexicographic works available to all schools Brazilian public schools, thus seeking to expand studies on school dictionaries in Brazil. Based on suggested activities in the Dictionaries Guide in the Classroom, a manual that accompanies the collections with orientations to the teacher, interventions were carried out in two groups of 5th year EF, in which the researcher also acts as a titular teacher, from a municipal public school of the Interior of the State of São Paulo. The audio records, annotations and classroom activities were taken to construct the research corpus. The educational intervention was inserted in the perspective of school literacy and the analysis sought to contribute to fill a gap in the study of lexicon and school dictionaries, whose research is still incipient in the Brazilian educational scenario. The analysis extended to the treatment given to the study of the lexicon present in the Portuguese-language textbook adopted for the participating classes, since, in the scope of the PNLD, textbooks and dictionaries should be complementary works, which was not confirmed. The discussion about the importance of the dictionary as an instrument of language learning was founded in the light of researchers of the pedagogical practice in Brazil who, in turn, adopt the cultural-historical approach of Vygotsky as regards the conception of learning , And Bakhtin's discursive outlook on language. The results indicate that the collections with different titles and limited quantity of copies make it difficult to work with the dictionaries in the classroom; In addition, several conceptual inconsistencies were observed in the structure of the entries in these dictionaries. Considering the scarcity of researches on the use of school dictionaries in the daily routine of the classroom, it is important to highlight the relevance of this study that took into account real situations of interaction between students of the 5th year of EF with the dictionaries addressed to them.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
versaocorrigida.pdf (2.87 Mbytes)
Fecha de Publicación
2017-05-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.