• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2019.tde-01102018-113154
Document
Auteur
Nom complet
Nathana Maria Carvalho Lopes
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2018
Directeur
Jury
Rivas, Noeli Prestes Padilha (Président)
Degrève, Glaucia Maria da Silva
Gonçalves, Marlene Fagundes Carvalho
Lopes, Alessandra de Andrade
Titre en portugais
Programas de pedagogia universitária em instituições de educação superior públicas
Mots-clés en portugais
Educação superior ; Formação de professores ; Formação pedagógica ; Pedagogia universitária ; Programas institucionais de formação
Resumé en portugais
A pesquisa enfoca programas institucionais de formação do professor universitário em universidades públicas. Estudos evidenciam a escassez de programas que focalizam a formação pedagógica de professores do Ensino Superior, tendo em vista construção recente do campo epistemológico da Pedagogia Universitária no Brasil. O estudo tem como objetivo investigar programas de Pedagogia Universitária em instituições do ensino superior no país. Fundamenta-se no referencial teórico a universidade pública brasileira, as políticas educativas, a Pedagogia Universitária e os saberes dos professores na construção da identidade docente. Na metodologia utiliza-se abordagem qualitativa, com instrumentos para coleta de dados (pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas) e análise de conteúdo para estudo dos dados. Na pesquisa documental foram reunidos documentos impressos e digitais acerca dos programas de Pedagogia Universitária de cinco instituições públicas de educação superior, representativas de regiões geográficas do Brasil. As entrevistas foram realizadas com membros da equipe coordenadora de cada programa institucional e analisadas a partir da categoria central (Programas de Pedagogia Universitária) e suas dimensões: organização, objetivos, avaliação e desafios. Resultados apontam que os programas ofertam variadas ações voltadas aos seus professores, tais como, seminários de acolhimento, palestras, cursos, disciplinas, grupos de estudo, contemplando temáticas pedagógicas (docência no ensino superior) e instrumentais (orientação sobre a organização administrativa). Os entrevistados apontam como um dos principais desafios conscientizar professores a participar das atividades, fato que pode estar ligado a concepções dicotômicas de ensino e pesquisa, e ao preconceito com a Pedagogia. Assim, observou-se não somente a necessidade de políticas institucionais consistentes, como também incentivos institucionais que dialoguem com seus professores, conscientizando-os a pesquisar e a refletir pedagogicamente sobre sua prática. O campo epistemológico da Pedagogia Universitária concentra-se, prioritariamente, em fortalecer a docência da Educação Superior, valorizando o processo de ensino-aprendizagem e a formação pedagógica profissional.
Titre en anglais
University pedagogy programs in public higher education institutions
Mots-clés en anglais
College education ; Institutional training programs ; Pedagogical training ; Teacher training ; University pedagogy
Resumé en anglais
The research focuses on institutional programs of university teacher training in public universities. Studies evidenced the scarcity of programs that focus on the pedagogical training of Higher Education teachers, in view of the recent construction of the epistemological field of University Pedagogy in Brazil. The purpose of this study is to investigate University Pedagogy programs in higher education institutions in the country. The Brazilian public university, the educational policies, the University Pedagogy and the teachers' knowledge in the construction of the teaching identity are based on the theoretical reference. The methodology uses a qualitative approach, with instruments for data collection (documentary research and semi-structured interviews) and content analysis for data analysis. In documentary research, printed and digital documents about the University Pedagogy programs were gathered from five public higher education institutions, representative of geographical regions of Brazil. The interviews were carried out with members of the coordinating team of each institutional program and analyzed from the central category (University Pedagogy Programs) and their dimensions: organization, objectives, evaluation and challenges. Results show that the programs offer a variety of actions aimed at their teachers, such as, host seminars, lectures, courses, disciplines, study groups, contemplating pedagogical themes (teaching in higher education) and instrumental ones (guidance on administrative organization). The interviewees point out as one of the main challenges to educate teachers to participate in activities, a fact that may be linked to dichotomous conceptions of teaching and research, and to "prejudice" with Pedagogy. Thus, it was observed not only the need for consistent institutional policies, but also institutional incentives that dialogue with their teachers, making them research and reflect pedagogically on their practice. The epistemological field of the University Pedagogy concentrates, as a priority, on strengthening the teaching of Higher Education, valuing the teaching-learning process and the professional pedagogical formation.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
lopes.pdf (1.69 Mbytes)
Date de Publication
2019-01-23
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.