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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2016.tde-30072016-120110
Documento
Autor
Nome completo
Matheus Rego Silveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2016
Orientador
Banca examinadora
Andrade, Antonio dos Santos (Presidente)
Elias, Luciana Carla dos Santos
Ribeiro, Daniela de Figueiredo
Título em português
Concepções e práticas docentes sobre o brincar em sala de aula no primeiro ano do Ensino Fundamental
Palavras-chave em português
Alfabetização.
Brincar
Educação
Escola
Lúdico
Resumo em português
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa etnográfica que objetivou descrever o modo como o brinquedo é utilizado no primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos, como estratégias de ensino e aprendizagem em sala de aula. Na revisão de literatura, observou-se que a maioria dos estudos enfatiza a importância da brincadeira na escola e desenvolvimento do estudante. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizada entrevista semiestruturada com 30 professores da rede de ensino municipal de uma cidade do interior paulista. Foram realizadas duas entrevistas de aproximadamente 50 minutos, com três temas em cada uma. Além disso, observações participantes com três professoras, e dois encontros com cada uma delas. A partir da análise de conteúdo foi possível perceber que são várias as formas pelas quais a brincadeira se configura no contexto escolar, podendo ser desde uma prática pedagógica a uma atividade de descontração e socialização entre os estudantes. Além disso foi relatado um despreparo dos professores ao saírem da graduação quanto à utilização do lúdico em sala de aula, uma vez que os mesmos apontam ter sido este um ponto de baixa exploração e defasagem nas suas formações. Observou-se também o sentimento de frustração do professor relacionado à sua valorização profissional por parte do governo ou ainda, da sociedade. Concluiu-se que a brincadeira é um forte recurso utilizado na alfabetização de crianças, contribuindo para o desenvolvimento infantil como um todo.
Título em inglês
Conceptions and teaching practices about the play in classroom of the first year of elementary school
Palavras-chave em inglês
Education
Literacy
Playful
Playing
School
Resumo em inglês
The presente study is an qualitative ethnography, that had as object of study the way that toys are used in the first year of elementary school of nine years old, and how they use it as a resource of teach and learn in the classroom. In the literature review, we found that most of the studies emphasizes the importance of play in the school for the development of the students. As data collection instrument, it was used a semistructured interviews, used with 30 teachers from local school network of the city. The interview had two moments, and it was used 50 minutes with each one. In addition, it was perfomed remarks participants with three teachers, having two days of observation with each one. From the content analysis it was possible realize that are several ways of how the games and the toys are set in the school context, that can be from a pedagogical practice to a relaxation activity and socialization among students. In Addition of it, was reporting a lack in the preparation of the teachers when they leave the undergraduate and use the playful in the classroom, as they point out that this is a very low exploration point that lag in their training. Also there was an feeling of frustration from the teacher's related to their professional development by the government and even the society. It was concluded that the toy and the play are strong resources used in children literacy, and contributing to the child development.
 
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Corrigido_Matheus.pdf (1.34 Mbytes)
Data de Publicação
2016-12-05
 
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