• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2008.tde-28072009-200702
Document
Auteur
Nom complet
Alexandre da Silva de Paula
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2008
Directeur
Jury
Kodato, Sergio (Président)
Carvalho, Paulo Roberto de
Santos, Manoel Antonio dos
Titre en portugais
História de vida e representações sociais de violência em professores de uma escola pública
Mots-clés en portugais
Fatalismo
História de vida
Professores
Representações sociais
Violência escolar
Resumé en portugais
A violência escolar é um fenômeno complexo e preocupante. Os professores, muitas vezes, sentem-se incapazes de mediar os conflitos diários, as agressões ou episódios de indisciplina, o que afeta o processo pedagógico. Este estudo versa sobre as representações sociais de violência por professores de uma escola pública, de ensino fundamental e médio. Os dados foram coletados através da observação participante e entrevistas semi-estruturadas com oito sujeitos. A análise das entrevistas foi realizada através do método de associação de idéias. Os resultados demonstraram distintas interpretações sobre a gênese da violência nas escolas, porém a retórica dos participantes não se ancora no conhecimento científico. Emergiram representações polissêmicas, com destaque para a significação psicologizante, educativo-familiar e um sentido fatalista. De modo geral, destacaram-se discursos formatados que reforçam o distanciamento, centralizam a culpa da problemática na crise familiar, no Estado, na progressão continuada e no aluno carente de afeto e de sentido de escola.
Titre en anglais
Life histories and social representations of violence by teachers of public schools
Mots-clés en anglais
Fatalism
History of life
School violence
Social representations
Teachers
Resumé en anglais
The school violence is a complex and worrying phenomenon. Teachers often feel unable to mediate daily conflicts, the attacks or indiscipline incidents, affecting the pedagogic process. This study deals with the social representations of violence by teachers in public schools, at elementary and high school levels. Data were collected through participant observation and semi-structured interviews with eight subjects. The analysis of interviews was conducted by the method of association of ideas. The results showed different interpretations on the genesis of the violence in schools, however, the rhetoric of the participants are not anchored in scientific knowledge. Polysemic interpretations emerged, with emphasis on the psychologizing meaning, family educational and a fatalistic sense. Generally, there were formatted speeches that highlight the detachment, center the fault of school violence on the family crisis, on the state, in the continued progression of teaching and the student with loose of affection and readiness.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
capa.pdf (35.94 Kbytes)
Date de Publication
2015-04-17
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.