• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2008.tde-28072009-200702
Documento
Autor
Nombre completo
Alexandre da Silva de Paula
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2008
Director
Tribunal
Kodato, Sergio (Presidente)
Carvalho, Paulo Roberto de
Santos, Manoel Antonio dos
Título en portugués
História de vida e representações sociais de violência em professores de uma escola pública
Palabras clave en portugués
Fatalismo
História de vida
Professores
Representações sociais
Violência escolar
Resumen en portugués
A violência escolar é um fenômeno complexo e preocupante. Os professores, muitas vezes, sentem-se incapazes de mediar os conflitos diários, as agressões ou episódios de indisciplina, o que afeta o processo pedagógico. Este estudo versa sobre as representações sociais de violência por professores de uma escola pública, de ensino fundamental e médio. Os dados foram coletados através da observação participante e entrevistas semi-estruturadas com oito sujeitos. A análise das entrevistas foi realizada através do método de associação de idéias. Os resultados demonstraram distintas interpretações sobre a gênese da violência nas escolas, porém a retórica dos participantes não se ancora no conhecimento científico. Emergiram representações polissêmicas, com destaque para a significação psicologizante, educativo-familiar e um sentido fatalista. De modo geral, destacaram-se discursos formatados que reforçam o distanciamento, centralizam a culpa da problemática na crise familiar, no Estado, na progressão continuada e no aluno carente de afeto e de sentido de escola.
Título en inglés
Life histories and social representations of violence by teachers of public schools
Palabras clave en inglés
Fatalism
History of life
School violence
Social representations
Teachers
Resumen en inglés
The school violence is a complex and worrying phenomenon. Teachers often feel unable to mediate daily conflicts, the attacks or indiscipline incidents, affecting the pedagogic process. This study deals with the social representations of violence by teachers in public schools, at elementary and high school levels. Data were collected through participant observation and semi-structured interviews with eight subjects. The analysis of interviews was conducted by the method of association of ideas. The results showed different interpretations on the genesis of the violence in schools, however, the rhetoric of the participants are not anchored in scientific knowledge. Polysemic interpretations emerged, with emphasis on the psychologizing meaning, family educational and a fatalistic sense. Generally, there were formatted speeches that highlight the detachment, center the fault of school violence on the family crisis, on the state, in the continued progression of teaching and the student with loose of affection and readiness.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
capa.pdf (35.94 Kbytes)
Fecha de Publicación
2015-04-17
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.