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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.59.2010.tde-24102013-150709
Documento
Autor
Nome completo
Maria do Céu Camara Chaves
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2010
Orientador
Banca examinadora
Romanelli, Geraldo (Presidente)
Cianflone, Ana Raquel Lucato
Perez, Marcia Cristina Argenti
Silva, Iolete Ribeiro da
Weigel, Valeria Augusta Cerqueira de Medeiros
Título em português
A luta das famílias pela educação escolar dos seus filhos: um estudo na comunidade de Pontalzinho do Tarumã Açu, na cidade de Manaus/AM
Palavras-chave em português
Direito à Educação Escolar
Práticas Educativas
Relação Família e Escola
Representações Sociais
Resumo em português
O acesso de todos à educação é um direito assumido por diversas nações. Como esse direito nem sempre é posto em prática, um dos desafios para os educadores é buscar compreender os complexos mecanismos sociais que fazem com que inúmeras pessoas pertencentes a determinados grupos sociais permaneçam alijados do acesso à educação. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem como objetivo investigar as práticas educativas de sete famílias da Comunidade do Pontalzinho do Tarumã Açu (CPTA) da zona oeste de Manaus-AM e as representações dos pais sobre a escola e sobre o processo de escolarização dos filhos. Procurase também investigar as representações de professores da escola dessa Comunidade acerca das famílias, da escolarização dos filhos e das dificuldades que eles enfrentam nesse processo. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas realizadas com professores da escola pública municipal e com mães das sete famílias. Paralelamente, foi efetuada a observação do modo de vida das famílias e de suas diversas práticas, registradas em diário de campo e de registro fotográfico de algumas atividades na escola. Todas as entrevistas, baseadas em roteiro semi-estruturado, foram gravadas e transcritas na íntegra. A análise qualitativa dos dados foi desenvolvida de acordo com os referenciais teóricos da Antropologia, da Sociologia e da Pedagogia.
Título em inglês
The Fight of the families of schooling of their children: a study in community Pontalzinho Tarumã Acu in Manaus/ Am
Palavras-chave em inglês
Educational Practices
Right to School Education
School-Family Relationship
Social Representation
Resumo em inglês
Access to education is an assured right in many nations. But this right is not always respected and one of the educators' challenges is trying to comprehend the complex social mechanics that keep many people who belong to certain social groups apart from education. Under this perspective, this research has as its objective to investigate the educational practice of seven families from Pontalzinho do Tarumã Açu Community (CPTA), west zone of Manaus-AM city and the thoughts of the parents about schools and the schooling process of their kids. It is investigated the teachers' thoughts about this community families, schooling of the kids and the difficulties they face during the process. The data was collected through interviews with public schools teachers and the mothers of seven families. On the side, it was observed their way of life and their various practices, a field diarie was written and a photo log with pictures of some activities was made. Every interview, based in semi-structured script, were fully taped and made transcript. The quality analysis of the data was developed according to the theoretical references from Anthropology, Sociology and Pedagogy.
 
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Data de Publicação
2014-02-04
 
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