• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2010.tde-23102013-150520
Documento
Autor
Nombre completo
Suélen Fernandes
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2010
Director
Tribunal
Pasian, Sonia Regina (Presidente)
Amparo, Deise Matos do
Loureiro, Sonia Regina
Título en portugués
Normas de Rorschach em crianças de seis a oito anos
Palabras clave en portugués
Avaliação Psicológica
Crianças
Normas
Personalidade
Rorschach
Técnicas projetivas
Resumen en portugués
O Psicodiagnóstico de Rorschach é uma técnica projetiva de exame psicológico, reconhecida mundialmente e utilizada em processos de avaliação da personalidade. Necessita, como qualquer instrumento de avaliação psicológica, de adequados referenciais normativos para subsidiar válida interpretação de seus indicadores. Diante da insuficiência de estudos desta natureza voltados à população infantil brasileira, este trabalho objetivou desenvolver padrões normativos do Rorschach para crianças de seis a oito anos de idade, avaliando-se também eventuais especificidades de produção nesta técnica projetiva associadas ao sexo, à idade e à origem escolar. Participaram deste estudo 180 estudantes de seis a oito anos, com sinais de desenvolvimento típico, residentes em cidade do interior paulista, distribuídos equitativamente em relação ao sexo, idade e origem escolar, autorizados para participar do estudo por meio de consentimento formal de seus pais ou responsáveis. Estes responderam inicialmente um Questionário informativo sobre histórico da criança, permitindo adequada seleção dos voluntários. As crianças foram avaliadas individualmente por meio das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven e pelo Método do Rorschach (Escola Psicanalítica Francesa), seguindo-se seus respectivos manuais e orientações técnicas específicas. A codificação dos protocolos do Rorschach foi realizada por três avaliadores independentes, psicólogos com experiência prévia na técnica e que receberam treinamento específico para o desenvolvimento deste trabalho. Suas análises revelaram elevados índices de acordo entre examinadores, evidenciando suficiente precisão nos resultados. Os dados do Rorschach foram analisados em termos descritivos (média, desvio-padrão, mediana, valores mínimo e máximo) e inferenciais. Para as análises estatísticas inferenciais utilizou-se do modelo de regressão linear (variáveis relacionadas à produtividade e ao ritmo) e do modelo univariado e ajustado da distribuição binomial (demais variáveis da Escola Psicanalítica Francesa do Rorschach), a fim de verificar possíveis efeitos do sexo, da idade e da origem escolar nos resultados das crianças. Um panorama global dos atuais referenciais normativos apontou, em termos médios, os seguintes índices: a) produtividade e de ritmo: R= 14,5; TL= 14,2 segundos e TRm= 28,8 segundos; b) modos de apreensão: G= 38,6%, D= 44,2%, Dd= 16,6% e Dbl= 0,5%; c) determinantes e índices formais: F%= 66,4%, F+%= 68,8% e F+ext%= 70,0%; d) estilo de vivência afetiva predominante: coartativo; e) conteúdos predominantes: A%= 64,5% e H%= 14,1%; f) Ban=18,5%. No que se refere à análise das possíveis influências das variáveis sexo, idade e origem escolar nos resultados do Rorschach da amostra avaliada, foram observadas diferenças estatisticamente significativas em um número reduzido de variáveis desta técnica projetiva, sugerindo possibilidade de composição de atlas único para crianças de seis a oito anos de idade, de ambos os sexos e provenientes de escolas públicas e particulares. É importante destacar que a variável idade foi aquela que pareceu exercer maior efeito no conjunto de respostas das crianças ao Rorschach, sugerindo aspectos maturacionais envolvidos no processo de interpretação desta técnica, apontando para a necessidade de se considerar, em avaliações clínicas, as atuais evidências empíricas para adequada interpretação dos resultados referentes ao Rorschach.
Título en inglés
Norms for the Rorschach in six to eight-year-old children
Palabras clave en inglés
Children
Norms
Projective Techniques Personality.
Psychological Assessment
Rorschach
Resumen en inglés
The Psychodiagnosis of Rorschach is a psychological examination, projective technique, acknowledged worldwide in personality assessment processes. As any other psychological assessment instrument, it requires adequate normative references in order to subsidize valid interpretations of its indicators. In face of the insufficiency of studies on such references for the population of Brazilian children, the present work aimed to develop normative standards of the Rorschach for six to eight-year-old children. Also, eventual specificities on the production in this projective technique were assessed, regarding gender, age and school origin. Hundred-eighty, six to eight-year-old children took part of the study. All participants showed indicators of a typical development and lived in a city in the country region of the state of São Paulo (Brazil). The participants were equally divided in terms of gender, age and school origin, and were allowed to take part of the study through formal approval by their parents or responsible caretaker, who also responded to an initial informative questionnaire about their children for their adequate selection. All participants were assessed using the Progressive Matrices of Raven (colored version) and the Rorschach Method (French Psychoanalytical School), with their respective manuals and specific technical orientations. Coding of Rorschach protocols was performed by three independent judges, who were psychologists with prior experience in the technique and had specific training for developing the present work. These analyses revealed high agreeing indexes among the judges, evidencing a sufficient reliability level of the results. The Rorschach data was analyzed in inferential and descriptive terms (mean, standard deviation, median, minimum and maximum values). For inferential, statistical analyses, a regression linear model was used for variables related to productivity and rhythm. An univariate, adjusted model of the binomial distribution was used to analyze the remaining variables of remaining variables of the Rorschach according to the French Psychoanalytic School. Such analyses were performed in order to check for possible effects of gender, age or school origin in participants' results. A general panorama of the present normative references showed, in average terms, the following indexes: a) productivity and rhythm: R= 14.5; TL= 14.2s and TRm= 28.8s; b) apprehension modes: G= 38.6%, D= 44.2%, Dd= 16.6% e Dbl= 0.5%; c) determinants and formal indexes: F%= 66.4%, F+%= 68.8% e F+ext%= 70.0%; d) predominant affective experiencing style: coartative; e) predominant contents: A%= 64.5% and H%= 14.1%; f) Ban= 18.5%. When regarding the analysis of possible influence of variables such as gender, age and school origin over the results on the Rorschach in the sample assessed, statistically significant differences were observed in a reduced number of variables of the projective technique, suggesting the possibility of composing a single atlas for children between six to eight years of age, of both genders and studying in both private or public schools. It must be noted, though, that age seemed to exert the highest effect on the group of responses for the Rorschach, suggesting that maturational aspects are involved in the interpretation process of this technique and pointing out to the necessity of considering, in clinical assessment processes, the present empiric evidences for the adequate interpretation of the results on the Rorschach.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-02-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.