• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2011.tde-23102013-141120
Documento
Autor
Nombre completo
Luciana Aparecida Rodrigues
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2011
Director
Tribunal
Amorim, Katia de Souza (Presidente)
Ferreira, Maria Clotilde Therezinha Rossetti
Pedrosa, Maria Isabel Patricio de Carvalho
Título en portugués
O processo de (trans)formação da comunicação ao longo dos cinco primeiros meses de vida: um estudo de caso
Palabras clave en portugués
bebê
comunicação
interação e processo de transformação.
Resumen en portugués
Com o objetivo de compreender o desenvolvimento de bebês humanos, realizou-se um levantamento bibliográfico para se discutir alguns processos a eles atrelados. Nesse levantamento, apreendeu-se que os bebês apresentam amplo repertório de competências e capacidades, que são fundamentais para o estabelecimento e a manutenção de suas interações sociais. Destacou-se ainda que a natureza dessas interações envolve características como sincronia, co-regulação e contingência de comportamentos exibidos pelos bebês e parceiros e são entremeadas por comunicação. Nas investigações voltadas especificamente a esta última temática, sinalizou-se o estabelecimento precoce de um sistema de comunicação entre díade, bem como foram indicados os meios através dos quais a comunicação principia e com os quais as habilidades comunicativas podem ser iniciadas. Porém, na maioria dessas investigações, não se priorizou a microgênese dos processos de (trans)formação da comunicação do bebê. Considerando essa lacuna, objetivou-se: a) destacar algumas das formas do bebê se expressar, através das quais se apreende o estabelecimento e a manutenção da comunicação com seu(s) parceiro(s), situando-as em relação ao contexto sociocultural onde se desenvolvem; e b) investigar empiricamente a concretude dessas transformações, ao longo dos cinco meses iniciais de vida. O objetivo foi conduzido tendo como base a perspectiva teórico-metodológica da Rede de Significações (RedSig), encontrando em Vygotsky, Bakhtin e Wallon sua fundamentação teórica. O estudo empírico estruturou-se através de um estudo de caso, longitudinal, acompanhando o bebê Marina, ao longo de todo primeiro ano de vida. O registro foi feito através de gravações em video, de uma hora contínua, preponderantemente no ambiente doméstico. Nos seis primeiros meses, as gravações foram semanais e, nos subseqüentes, quinzenais. O material gravado resultou num acervo de 40 horas, dentre as quais se optou por transcrever microgeneticamente apenas as dos seis primeiros meses de coleta. Dessas transcrições, foram selecionados cinco episódios, nos quais se realizou uma análise microgenética para discussão dos resultados. Ao longo desses cinco episódios, foram destacados os meios de comunicação de Marina e as transformações das formas de se expressar, particularmente aquelas referentes aos olhares, sorrisos e vocalizações. Destas, destacou-se o estabelecimento e a manutenção da comunicação entre Marina e seus cuidadores, em um contexto de interação, onde se privilegia a proximidade e/ou contato corporal com a menina, as trocas face-a-face e o direcionamento da atenção daqueles familiares exclusivamente a ela, além da sensibilização deles às situações de contato visual e trocas verbais/vocais. Também foram apresentadas diferentes configurações desse processo de transformação, a partir da discussão do encadeamento e entrelaçamento de diversos elementos - por exemplo, as características da espécie humana e das pessoas em interação -, ao longo de cada episódio e destes entre si. A exposição de tais elementos foi fundamental para se demarcar efetivamente a processualidade da transformação da comunicação de Marina. Por fim, aponta-se a necessidade de serem realizados outros estudos que também analisem microgeneticamente a concretude do processo de transformação da comunicação humana.
Título en inglés
Transformation of the communication process along the five first years of life: a case study.
Palabras clave en inglés
communication
infant
interaction and transformation process.
Resumen en inglés
A bibliographic research was made aiming to comprehend the infant development as well as to discuss some processes related to it. It was apprehended that infants show a broad repertoire of competencies and capabilities which are fundamental to establish and keep their social interactions. It was also highlighted the nature of these with interactions which are interspersed with communication involving synchrony, co-regulation and contingency of behavior shown by infants and caregivers. During specific investigation concerning the communication only, it was noticed the precocious establishment of a communication system between the dyadic. It was also noticed the ways to which the communication begins and where communication abilities are initiated. However, the microgenesis of the transformation process of the infant communication was not a priority during the majority of the investigation. Taking this gap into consideration the aim was to: a) highlight some of the infant's ways of expression through which it's apprehended the establishment and maintenance of the communication with caregivers and also to situate it into the sociocultural context in which they are developed; and b) empirically investigate this transformation concreteness along the five first years of life. The study was conducted based on the theoretical methodological perspective of Net of Meanings, which is theoretically substantiated by Vygotsky, Bakhtin and Wallon. This empirical study was structured by a longitudinal case study, in which the infant Marina was observed during her whole first year of life. Video records were made lasting one hour non-stop each and it took place mainly in the domestic environment. During the first six months there were weekly records and subsequently they were fortnightly. The recorded material resulted in a 40-hour collection from which a microgenetically transcript was made. Five of the episodes were selected in order to perform a microgenetic analysis for discussion of the results. Throughout these five selected episodes Marina's means of communication were exposed as well as the transformation of the ways of expressing herself, particularly those related to the looks, smiles and vocalizations. Attention was also drawn by the establishment and maintenance of Marina's communication with her caregivers in a context of interaction in which the proximity and/or body contact with the girl is emphasized as well as the face-to-face exchanges and the exclusive attention directed from the family members to the infant, not to mention the awareness of the relatives to eye-contact and verbal/vocal exchange situations. From the chaining and interleaving discussion of several elements it was possible to present different configurations concerning the transformation process - for example, characteristics of the human species and of the people interacting - along each episode and all of them together. Showing such elements was fundamental to delimit effectively Marina's communication transformation process. Finally, the necessity of other studies which analyses microgenetically the concreteness of the human communication transformation process is observed.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-02-20
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.