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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2014.tde-23032014-115420
Documento
Autor
Nome completo
Elienay Eiko Rodrigues Umekawa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2014
Orientador
Banca examinadora
Zerbini, Thaís (Presidente)
Queiroga, Fabiana
Stoque, Fabiana Maris Versuti
Título em português
Preditores de fatores relacionados à evasão e à persistência discente em ações educacionais a distância
Palavras-chave em português
educação a distância
estratégias de aprendizagem
evasão
TD&E
Resumo em português
As novas tecnologias de informação e comunicação (TCIs) atreladas a projetos de educação a distância (EAD) expandem a possibilidade de acesso a programas de treinamento, formação e qualificação profissionais ofertados. Todavia, tais progressos tecnológicos cada vez mais disseminados pelo campo da EAD, não foram capazes de evitar a ocorrência da evasão. Nesse sentido, fazem-se necessários modelos de avaliação específicos para ações a distância, capazes de identificar os fatores relacionados tanto à permanência estudantil em cursos de tal natureza, bem como à desistência dos mesmos. O presente projeto de pesquisa objetivou propor e testar um modelo de avaliação de ações educacionais ofertadas a distância, buscando identificar variáveis preditoras de elementos ligados à evasão e persistência acadêmica (contexto de estudo, desenho do treinamento e o próprio estudante) relacionadas às características da clientela (dados sociodemográficos e estratégias de aprendizagem). As universidades partícipes ofertam cursos superiores em EAD. Foram aplicados virtualmente os questionários de Estratégias de aprendizagem e Fatores relacionados à evasão e à persistência em EAD, sendo que os mesmos sofreram alterações a fim de se ajustarem às particularidades dos contextos de ensino superior (validação semântica e/ou por juízes). Foram realizadas análises exploratórias fatoriais (Principal Components e Principal Axis Factoring) e de consistência interna (Alpha de Cronbach). Os resultados indicaram que todas as escalas são estatisticamente válidas e confiáveis. A fim de cumprir o objetivo de testagem do modelo proposto, foi realizada a análise de regressão múltipla padrão. As variáveis sociodemográficas denominadas composição familiar e estado civil e as estratégias de aprendizagem explicaram os fatores ligados à evasão e à permanência em EAD. Tais resultados indicam para a relevância do uso de estratégias que promovam o autogerenciamento dos processos de ensino e aprendizagem, a autorregulação da motivação/ansiedade e a busca por ajuda interpessoal na consecução de resultados acadêmicos positivos, beneficiando o desempenho dos discentes que estudam a distância. Mais estudos são fundamentais a fim de sistematizar os conhecimentos acerca das variáveis que podem contribuir para a permanência ou saída do aluno em ações instrucionais na modalidade EAD.
Título em inglês
Predictors of factors related to dropout and student persistence in distance education actions.
Palavras-chave em inglês
Distance learning
Dropout
Learning strategies
TD&E
Resumo em inglês
The new information and communication technologies linked to distance learning (DL) expand the possibility of access to training programs, professional training and qualifications offered. However, these technological advances increasingly widespread across the field of distance education, were unable to prevent the occurrence of dropout. In this sense, they are necessary assessment models for specific actions at a distance, able to identify the real factors behind the high dropout rates of courses, observed in various educational settings in different countries. This research project aimed to propose and test a model for evaluating educational activities offered in the distance, trying to identify predictors of dropout related to customer characteristics (sociodemographic data, use of electronic tools, learning strategies) and factors related to dropout and persistence in DL (context of study, training and design student himself). The university offers undergraduate courses in participant DL. It was applied virtually the questionnaires Learning strategies and Factors related to dropout and persistence in DL, and that they have changed to fit the peculiarities of higher education contexts (semantic validation and/or judges). Factorial exploratory analyzes (Principal Components and Principal Axis Factoring) and internal consistency (Cronbach's alpha) were performed. The results indicate that all scales are statistically valid and reliable. In order to fulfill the objective of testing the proposed model, a standard multiple regression analysis was performed. The sociodemographic variables named family composition and marital status and learning strategies explain the factors related to dropout and residence in distance education. These results indicate the relevance of the use of strategies that promote self-management processes of teaching and learning, self-regulation of motivation/interpersonal anxiety and search for help in achieving positive academic outcomes, benefiting the performance of students who study at a distance. More studies are essential in order to systematize the knowledge about the variables that may contribute to or departure of the student instructional actions in DL mode.
 
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ARQUIVO.pdf (7.33 Mbytes)
Data de Publicação
2014-05-14
 
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