• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.59.2017.tde-22032017-115047
Documento
Autor
Nome completo
Lucas Roberto Pedrão Paulino
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2017
Orientador
Banca examinadora
Furlan, Reinaldo (Presidente)
Barreira, Cristiano Roque Antunes
Falabretti, Ericson Savio
Lopes, Carlos Eduardo
Verissimo, Danilo Saretta
Título em português
Diálogos entre Skinner e Merleau-Ponty
Palavras-chave em português
Behaviorismo
Fenomenologia
Filosofia
Merleau-Ponty
Psicologia
Skinner
Resumo em português
Sob o tema do comportamento o presente trabalho se propõe a estabelecer um diálogo entre dois autores, um representante da escola behaviorista, Burrhus Frederic Skinner (1904-1990), e outro representante da escola fenomenológica, Maurice Merleau-Ponty (1908-1961). Para atingir esse objetivo foram escolhidas uma obra de cada autor como referência primária: Science and Human Behavior e La Structure du Comportement, respectivamente. A escolha desses livros e autores em específico foi propiciada, principalmente, pelos seguintes motivos: a) a generalidade com a qual o diálogo entre behaviorismo e fenomenologia é tratado na literatura pertinente gera muitos equívocos pela ausência da experiência dos comentadores com uma ou outra escola; b) Merleau-Ponty apresenta uma proposta para o estudo do comportamento e dialoga com uma perspectiva que também lida com os aspectos comportamentais, o behaviorismo; c) Merleau-Ponty apresenta uma crítica aos behaviorismos de Watson, Tolman e Tilquin, mas não discute com o behaviorismo de Skinner, permanecendo incerto o grau em que essas críticas o atingem, se é que o atingem, e as possibilidades de um diálogo positivo. A tese segue três momentos. No primeiro há uma contextualização da fenomenologia de Merleau-Ponty. No segundo há uma contextualização do behaviorismo de Skinner. No terceiro momento há o diálogo entre os autores fundamentado na análise de suas obras e da literatura pertinente. Nesse diálogo foram examinadas a crítica merleau-pontyana ao behaviorismo e algumas aproximações entre a noção de comportamento em Skinner e a noção de comportamento em Merleau-Ponty. Como resultado vimos que, em ao menos uma interpretação possível, as noções de comportamento em Skinner e Merleau-Ponty tem alguns sentidos em comum: o afastamento do reducionismo biológico e do mentalismo; e a aproximação com o antidualismo, a fenomenologia, o naturalismo, o caráter dialético e o organismo como um todo.
Título em inglês
Dialoques between Skinner and Merleau-Ponty
Palavras-chave em inglês
Behaviorism
Merleau-Ponty
Phenomenology
Philosophy
Psychology
Skinner
Resumo em inglês
This thesis aims to establish a dialogue between two authors, Burrhus Frederic Skinner (1904-1990), from a behavioristic point of view, and Maurice Merleau-Ponty (1908-1961), from a phenomenologic point of view. To reach this subject-matter, it was choosen one book of each author as a primary reference : Science and Human Behavior and La Structure du Comportement. The chose of this authors and books, especifically, was mainly motivated by this reasons : a) the generality by the dialogue beetween behaviorism and phenomenology is treated in the pertinent literature produces several misconceptions about how this psychological or philosophical aproachs are treated ; b) Merleau-Ponty shows a proposal to study behavior and dialogues with behaviorism, a perspective that also study the behavior ; c) Merleau-Ponty shows a critique about the Watsons, Tolmans and Tilquins behaviorism, but dont deal with Skinners behaviorism, remaining uncertain the extent by which this critique reachs radical behaviorism, and the possibilities of a positive dialogue. This thesis follows three moments. First, contextualization of the Merleau-Pontys phenomenology. Second, contextualization of Skinners behaviorism. Third, shows a dialogue beetween the authors based upon their books analysis and the pertinent literature. In this dialogue was examined the Merleau-Pontyan criticism to behaviorism and some rapprochements between Skinners notion of behavior and Merleau-Pontys notion of behavior. We concluded by a comum core possibility between their notions of behavior: the deviation from the biological reductionism and from the mentalism ; and the rapprochement with antidualism, phenomenology, naturalism, dialetics, and the organism as a whole.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-05-03
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.