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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.59.2011.tde-21102013-160131
Documento
Autor
Nome completo
Andreia Mara Angelo Gonçalves Luiz
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2011
Orientador
Banca examinadora
Gorayeb, Ricardo (Presidente)
Valério, Nelson Iguimar
Liberatore Junior, Raphael Del Roio
Santos, Jose Ernesto dos
Soares, Maria Rita Zoéga
Título em português
Efeitos de um programa de intervenção cognitivo-comportamental em grupo para crianças obesas
Palavras-chave em português
ansiedade
comportamento alimentar.
depressão
obesidade infantil
qualidade de vida
terapia cognitivo - comportamental
Resumo em português
A obesidade infantil é considerada um grave problema de saúde pública, tem aumentado de forma significativa e resulta em complicações físicas e psicológicas. O presente trabalho teve como objetivo verificar efeitos de um programa de intervenção cognitivo-comportamental em grupo com crianças obesas sobre a qualidade de vida, depressão, ansiedade, comportamento alimentar e índice de massa corpórea, quando comparados com um grupo controle. Participaram do estudo 65 crianças e suas mães, divididas em grupo experimental (n=35) e grupo controle (n=30) que foram avaliadas em três momentos: avaliação inicial, reavaliação (após 10 semanas) e seguimento (após de seis meses). Nas avaliações as mães responderam ao Questionário do Comportamento Alimentar em Crianças (CEBQ) e nas crianças foram aplicados o Questionário de Avaliação de Qualidade de Vida em Crianças e Adolescentes (AUQEI), o Inventário de Depressão Infantil (CDI) e a escala de ansiedade O Que Penso e Sinto (OQPS). O grupo experimental foi submetido a um programa de intervenção psicológica baseado no modelo da Terapia Cognitivo - Comportamental. Este programa constou de 10 sessões semanais com duas horas de duração cada. Durante o programa foram utilizadas as técnicas: formulação e psicoeducação, registro de pensamentos disfuncionais, balões de pensamento, reestruturação cognitiva, "role-play", controle de estímulos, relaxamento, respiração, treino em habilidades sociais e em habilidades educativas parentais. O grupo controle recebeu atendimento padrão oferecido pela equipe do Ambulatório de Endocrinologia Pediátrica (médico endocrinologista pediátrico, psicóloga e nutricionista) durante os dias de consultas agendados. Dentre os participantes deste estudo houve predominância do sexo feminino, idade entre sete e nove anos e escolaridade entre a 1ª e 4ª séries. Com relação aos dados sócios demográficos não foram encontradas diferenças significantes entre os grupos. Foi verificada diminuição significante entre os momentos de avaliação do percentil de obesidade no grupo experimental; dos sintomas depressivos e ansiosos e melhora da qualidade de vida, em comparação com o grupo controle. Os dados também indicam mudança significante no comportamento alimentar das crianças do grupo experimental em relação ao grupo controle. Considera-se que o programa de intervenção cognitivo-comportamental apresentou resultados satisfatórios na melhora de aspectos emocionais e comportamentais de crianças obesas, bem como na diminuição da obesidade. Argumenta-se que programas como este deveriam ser amplamente utilizados em ambulatórios de obesidade infantil para melhorar a qualidade de vida das crianças.
Título em inglês
Effects of a group cognitive-behavioral intervention program for obese children
Palavras-chave em inglês
anxiety
cognitive behavioral therapy
depression
eating behavior.
obesity in children
quality of life
Resumo em inglês
Obesity in children is considered a serious public health problem that has been increasing significantly and resulting in a physical and psychological complications. The objective of this paper is to verify the effects of a group cognitive-behavioral intervention with obese children on quality of life, depression, anxiety, eating behavior and body-mass index, when compared to a control group. Sixty-five children and their mothers participated in this study. The children were divided in two groups: an experimental group (n=35) and a control group (n=30) and were evaluated in three stages: initial evaluation, re-evaluation (after 10 weeks) and follow-up (after six months). In these assessments the mothers answered the Children's Eating Behavior Questionnaire (CEBQ) and the Quality of Life Evaluation Scale (AUQEI), the Child Depression Inventory (CDI) and the anxiety scale What I Think and Feel (OQPS) were applied on the children. The experimental group was submitted to a psychological intervention program based on the Cognitive Behavioral Therapy model. This program constituted of 10 two-hour weekly sessions. During the program the following techniques were used: formulation and psychoeducation; recording of dysfunctional thoughts; thought balloons; cognitive restructuring; role-playing; stimulus control; relaxation; breathing; practice in social skills and parental education skills. The control group received standard assistance given by the Pediatric Endocrinology Outpatient team (pediatric endocrinologist, psychologist and nutritionist) on the days they had scheduled appointments. In this study there was a predominance of participants of the female sex, between the ages of 7 to 9 and education ranging from 1st to 4th grades. In regards to the socio-demographic data there was no significant difference between the groups. Considerable decrease in the percentage of obesity; in depression and anxiety symptoms and an increase in quality of life was observed in the experimental group between evaluation stages. The data also indicated a significant change in the eating behavior of the children of the experimental group in relation to the control group. We thus consider that the cognitive-behavioral intervention program presented satisfactory results in the emotional and behavioral aspects of obese children, in addition to a decrease in obesity. It has been discussed that programs such as this one should be widely used in out-patient clinics that treat obese children to improve the quality of life of these children.
 
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Data de Publicação
2014-02-17
 
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