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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.59.2010.tde-18112010-200456
Documento
Autor
Nome completo
Izildinha Maria Silva Munhoz
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2010
Orientador
Banca examinadora
Silva, Lucy Leal Melo (Presidente)
Nascimento, Inês Maria Guimarães
Ribeiro, Marcelo Afonso
Valore, Luciana Albanese
Whitaker, Dulce Consuello Andreatta
Título em português
Educação para a carreira e representações sociais de professores: limites e possibilidades na educação básica
Palavras-chave em português
Educação para a Carreira
Orientação para a Carreira
Orientação Vocacional
Professores
Representações Sociais
Resumo em português
A Educação para a Carreira é compreendida, neste estudo, como um esforço do sistema educativo e de toda a comunidade para inserir nos conteúdos escolares atividades destinadas a ajudar os alunos a: (1) estabelecerem relações entre os conteúdos das disciplinas e as exigências de diferentes ocupações/profissões; (2) fazerem do trabalho, como esforço contínuo, consciente, remunerado ou não, dirigido a produzir benefícios socialmente aceitáveis para si mesmo e/ou para os outros, uma parte significativa do seu estilo de vida e (3) adquirirem competências-chave para um positivo desenvolvimento da carreira. Este estudo, de caráter exploratório, de natureza quanti-qualitativa, teve como objetivos compreender as representações sociais de professores do ensino fundamental e médio sobre a Preparação para o Trabalho no contexto da educação básica e, a partir das representações sociais, sugerir subsídios para a elaboração de Programas de Educação para a Carreira no contexto educacional brasileiro. Os participantes foram 77 professores de três escolas, duas particulares e uma pública, de uma cidade de porte médio de Minas Gerais. O grupo focal foi a técnica utilizada para obtenção dos dados, precedido de uma atividade de evocação de palavras com o termo-disparador Preparação para o Trabalho. Os dados foram tratados pelos softwares EVOC-2000 e NVivo 8 e submetidos à análise de conteúdo temática. Os resultados evidenciaram que os professores concebem a Preparação para o Trabalho como preparação para a tomada de decisão da carreira. Na base desta concepção estão as representações sociais do trabalho como ganha-pão, do profissional bem preparado como: o apaixonado pelo que faz, de vocação como algo que vem do coração e da Preparação para o Trabalho como maneira abrir o leque de possibilidades de carreiras. Tais concepções se ancoram nos ideais liberalistas, de igualdade de oportunidades e liberdade de escolha e na concepção da Orientação Vocacional tradicionalmente voltada para a adequação do indivíduo às exigências profissionais. Os professores referem conversas com seus alunos sobre atitudes e habilidades necessárias ao trabalho e questões relativas à escolha profissional, evidenciando a importância da sistematização de tais intervenções. Conclui-se que há possibilidades legais e necessidades de inserção da Educação para a Carreira no sistema educacional brasileiro, pois ela contempla, com seu enfoque educativo, a possibilidade de abranger um número expressivo de crianças e jovens, atualmente desprovidos de intervenções que o ajudem a articular educação, trabalho e carreira fundamentada no princípio de orientação ao longo da vida. Assim, se concebe, neste estudo, a inserção da Educação para a Carreira no sistema educativo, de forma infusiva, aditiva ou mista, objetivando a preparação dos jovens para um engajamento democrático, ativo e crítico em todos os aspectos da sua vida. Isto pode contribuir para o crescimento pessoal e, ao mesmo tempo, que colaborem para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Título em inglês
Career Education and teachers social representations: limits and possibilities in basic education.
Palavras-chave em inglês
Career Education
Career Guidance
Social Representations
Teachers
Vocational Guidance
Resumo em inglês
Career Education is considered in this study the effort of both the educational system and the community to include in schools syllabuses activities aimed to help students to (1) establish relationships among the curses content and the requirements of different occupations; (2) consider their work, whether it is paid or not, a continuous and conscious effort, focused on producing socially acceptable benefits for themselves and/or others and a significant part of their lives and (3) acquire key competencies for career development. This quantitative-qualitative exploratory study aimed to understand the social representations of primary and secondary schools teachers concerning Preparation for Work programs in the primary and secondary school context and, based on these representations, make suggestions for Career Programs in the Brazilian educational system. Participants were 77 teachers from three schools, two private and one public, in a mid-sized city in Minas Gerais, Brazil. Data were collected through focus groups preceded by a free-word association activity triggered by Preparation for Work. Data were processed by the software EVOC 2000 and NVivo8 and analyzed according to thematic content analysis. The results showed that the teachers consider Preparation for Work to be a preparation for career choice. Underpinning this idea are social representations of work such as earning a living, of competent worker as someone who is in love with what s/he does, of vocation as something that comes from the heart, and Preparation for Work as a way of expanding the range of potential careers. These concepts are anchored on liberal ideals, such as individualism, equality of opportunities and freedom of choice, and the concept of Career Guidance traditionally focused on fitting individuals to meet career demands. The teachers reported talks with their students concerning work attitudes and skills and issues related to career decision-making, which points to the importance of systematizing teachers interventions. We conclude that there are legal possibilities and the need to include Career Education in the Brazilian educational system. It would reach a great number of currently unsupported students, helping them to articulate education, work and career based on the principle of guidance throughout life. Therefore, we advocate the inclusion of Career education in the Brazilian educational system as an infusive, additional or mixed strategy, aiming at preparing students for an active and critical democratic engagement with all aspects of their lives, enabling their individual growth and, at the same time, enabling them to collaborate to the construction of a more inclusive and fair society.
 
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Data de Publicação
2011-01-31
 
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  • MUNHOZ, I. M. S., e Melo- Silva, Lucy Leal. Preparação para o trabalho na legislação educacional brasileira e educação para a carreira [doi:10.1590/S1413-85572012000200012]. Psicologia Escolar e Educacional [online], 2012, vol. 16, p. 291-298.
  • MUNHOZ, Izildinha Maria Silva, e Melo- Silva, Lucy Leal. Educação para a Carreira; concepções, desenvolvimento e possibilidades no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 2011, vol. 12, p. 37-48.
  • MUNHOZ, Izildinha Maria Silva, et al. Educação para a carreira em Portugal e no Brasil semelhanças e peculiaridades. In 3º Congresso Latino-americano de Orientação Profissional e de Carreira, 10º Simpósio Brasileiro de Orientação Profissional e de Carreira. 1º Fórum de Pesquisa em Orientação Profissional e de Carreira, São Paulo, 2011. Resumos do 3º Congresso Latino-americano de Orientação Profissional e de Carreira, 10º Simpósio Brasileiro de Orientação Profissional e de Carreira. 1º Fórum de Pesquisa em Orientação Profissional e de Carreira., 2011. Resumo.
  • MUNHOZ, Izildinha Maria Silva, e Melo- Silva, Lucy Leal. A educação para a carreira no cenário internacional: implicações para o contexto brasileiro. In I Congresso Latino-americano de Orientação Profissional da ABOP e VIII Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Ocupacional, Bento Gonçalves, RS, 2007. Resumos.São Paulo : Vetor, 2007. Resumo.
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