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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2012.tde-14102013-142229
Documento
Autor
Nome completo
Carolina Mota Gala Saviolli
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2012
Orientador
Banca examinadora
Santos, Manoel Antonio dos (Presidente)
Dantas, Benedito Medrato
Pinto, Meyre Eiras de Barros
Título em português
Construção de sentidos sobre a participação do pai no tratamento de filhas com diagnóstico de transtornos alimentares
Palavras-chave em português
construcionismo social
paternidade
transtornos alimentares
tratamento.
Resumo em português
O objetivo geral do presente estudo foi compreender o processo de construção de sentidos sobre a participação do pai no contexto de tratamento dos transtornos alimentares. A partir da utilização de uma perspectiva construcionista social, esses transtornos passaram a ser compreendidos enquanto construções sociais, da mesma maneira que o lugar do pai na atualidade. Esse objetivo foi delineado a partir da experiência em um serviço especializado de atendimento, o Grupo de Assistência em Transtornos Alimentares (GRATA), no qual se denotava a maior presença das mães nas estratégias oferecidas, assim como do diálogo com a literatura científica, que apontava reduzidos estudos que focalizassem o discurso paterno. Como objetivos específicos, buscaram-se compreender como os discursos sociais da atualidade contribuem para a construção de sentidos sobre a participação do pai, e quais limites eles circunscrevem em termos das ações tomadas. Para isso, foram conduzidas 12 entrevistas individuais com pais cujas filhas estivessem em seguimento no serviço naquele momento e, em um caso apenas, com o pai de uma filha que havia recebido alta do serviço. O roteiro de entrevista utilizado tratava de temas considerados relevantes para esse contexto, mas, pela vasta quantidade de material, um recorte precisou ser aplicado, tendo como critério priorizar os sentidos construídos que contribuíram mais diretamente para a construção da participação do pai no tratamento. As entrevistas foram transcritas literalmente e na íntegra, constituindo o corpus de análise. A análise foi empreendida com base na Teoria Relacional do Sentido e na Teoria das Práticas Discursivas e Produção de Sentidos no Cotidiano. Foram enfatizados também os jogos de linguagem e de posicionamento situados na relação pesquisadora-colaborador, considerando a linguagem em uso como ação, construtora de realidades. A partir desse empreendimento relacional, foi possível discutir alguns pontos relevantes para a compreensão da temática: o posicionamento da pesquisadora enquanto psicóloga do serviço e como isso delimitou os sentidos produzidos nas interações; a valorização do conhecimento especializado; a construção ampliada da participação do pai para além das atividades oferecidas no contexto hospitalar, como seu lugar de apoio à filha e à esposa, especialmente; o cuidado como ação paterna. Tais sentidos foram confrontados com os validados pela literatura na área, e iniciadas algumas reflexões no sentido de ampliar a negociação sobre a participação do pai, utilizando, para tanto, algumas ferramentas conversacionais construcionistas, como a de self relacional e da responsabilidade relacional. Espera-se que os resultados possam auxiliar os profissionais e os serviços de saúde que atendem a essa população a uma relação mais colaborativa com esses pais, na qual haja o diálogo com esses atores e legitimação desse saber, buscando contextos de assistência que sejam mais convidativos para eles. Isso talvez contribua para uma ressignificação de seu lugar no tratamento de suas filhas.
Título em inglês
Construction of meanings about the father's participation in the treatment of daughters diagnosed with eating disorders
Palavras-chave em inglês
eating disorders
paternity
social constructionism
treatment.
Resumo em inglês
The aim of this study was to understand the meaning construction process about the father's participation in the treatment context of eating disorders. Based on the use of a social constructionist perspective, these disorders are understood as social constructions, in the same way as the father's place nowadays. This aim was outlined departing from the experience at an specialized care service, the Eating Disorder Care Group (GRATA), where the greater presence of mothers in the strategies offered was observed, as well as from the dialogue with scientific literature, which appointed limited studies that focused on paternal discourse. As specific aims, we attempted to understand how current social discourse contributes to the construction of meanings about the father's participation, and what limits they circumscribe in terms of what actions need to be taken. Therefore, individual interviews were held with 12 fathers whose daughters were under treatment at the time of the research. In only one case the daughter had been discharged from the service. The interview script addressed themes that are considered relevant for this context but, due to the great amount of material, an excerpt was taken, prioritizing the meanings that most directly contributed to the construction of the father's participation in treatment. The interviews were completely and literally transcribed, constituting the analysis corpus. To undertake the analysis, the concepts proposed in the Theory of Meaning and the Theory of Discursive Practices and Production of Meanings in Daily Life. Language and positioning games were emphasized that are situated in the relation between researcher and collaborator, considering the language used as action, as a constructor of reality. Based on this relational undertaking, some relevant aspects to understand the theme could be discussed: the researcher's positioning as the service psychologist and how this outlined the meanings produced in the interactions; the valuation of specialized knowledge; the expanded construction of the father's participation beyond the activities offered in the hospital context, especially as his place to support his daughter and wife; care as paternal action. These meanings were confronted with those validated in literature in the area, and some reflections started in order to broaden the negotiation about the father's participation, using some constructionist conversation tools for this purpose, including the concept of relational self and the concept of relational responsibility. We hope the results can help health professionals and services that deliver care to this population to achieve a more collaborative relation with these partners, which is open to dialogue and can result in care contexts that are more inviting to them, legitimizing this knowledge. This may contribute to attribute a new meaning to their place in their daughters' treatment.
 
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Data de Publicação
2014-02-21
 
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