• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2012.tde-13112012-222944
Document
Auteur
Nom complet
Jaqueline Pereira Dias
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2012
Directeur
Jury
Marturano, Edna Maria (Président)
Neufeld, Carmem Beatriz
Rodrigues, Marisa Cosenza
Titre en portugais
Literatura e desenvolvimento sociocognitivo: avaliação e implementação de um programa na educação infantil
Mots-clés en portugais
desenvolvimento sociocognitivo
intervenção
Literatura
Resumé en portugais
A literatura infantil, como ferramenta útil para a promoção das habilidades sociocognitivas, pode ser utilizada para reduzir os problemas comportamentais e maximizar competências das crianças. Este estudo teve como objetivo implementar um programa com base na leitura de histórias infantis e avaliar seu efeito no desenvolvimento sociocognitivo e comportamental dos participantes. O programa conta com 25 livros de histórias infantis, ricos em pistas sociais do ponto de vista do processamento da informação. Participaram da pesquisa 45 alunos, da última etapa da educação infantil, de uma instituição educativa de cunho filantrópico mantida por ONG, e duas professoras como informantes. Os participantes se subdividiram em dois grupos: GI, composto por 25 crianças que passaram pela intervenção no segundo semestre de 2010 e GII, composto por 20 crianças participantes da intervenção no segundo semestre de 2011. Foi empregado um delineamento de comparação entre grupos, com avaliação pré e pós-intervenção, para o GI, e avaliação pré espera, pré intervenção, e pós intervenção para o GII. O intervalo de tempo, entre a primeira e a segunda avaliação no GII, correspondeu ao tempo de duração da intervenção, três meses. Para avaliar o efeito do programa de histórias, foram utilizados três instrumentos: questionário de respostas socialmente habilidosas, segundo relato do professor (QRSH-RP), questionário de capacidades e dificuldades (SDQ) e um instrumento de investigação sociocognitiva, aprimorado e sistematizado para a presente pesquisa. A coleta de dados ocorreu em momentos correspondentes à pré e pós-intervenção no G1 e em momentos correspondentes a pré-espera, pré e pós intervenção no GII. Para a avaliação sociocognitiva, as crianças foram avaliadas, individualmente, pela pesquisadora. Para as demais investigações, os professores avaliaram as crianças por meio dos instrumentos já citados. A análise dos resultados compreendeu comparações entre os grupos, bem como comparações entre os momentos avaliativos no GI e no GII. Os resultados sugerem efeitos positivos da intervenção, pois as crianças de ambos os grupos ampliaram suas habilidades sociais, sociocognitivas e os comportamentos prossociais; apresentaram, também, redução dos problemas de relacionamento, hiperatividade e, de modo geral, de suas dificuldades. A intervenção, portanto, mostra-se benéfica e com resultados promissores para a promoção das habilidades sociais, da cognição social e do relacionamento entre as crianças.
Titre en anglais
Literature and social cognitive development: evaluation and implementation of a program in kindergarten
Mots-clés en anglais
cognitive development
intervention
Literature
Resumé en anglais
Children's literature, as an useful tool for promoting socio cognitive skills, can be used to reduce behavioral problems and maximize the skills of children. This study aims to implement a program based on the reading of childrens storybooks and assessing their effect on cognitive development and behavior of participants. The program has 25 children's storybooks, rich in social cues from the standpoint of information processing. The participants were 45 students from the last stage of kindergarten, of a philanthropic educational institution maintained by a NGO Non-Governmental Organization, and two teachers as informants. The participants were subdivided into two groups: GI, composed of 25 children who went through the intervention in the second half of 2010 and GII, composed of 20 children participating in the intervention in the second half of 2011. A design comparison was used on both groups, with pre-and post-intervention for GI, and pre-waiting, pre-intervention and pos-intervention for GII. The time between the first and second assessment on GII, corresponded to the duration of intervention, three months. To evaluate the effect of the programs storybook three instruments were used: Socially Skilled Responses Questionnaire, from a teachers perspective (QRSH-RP), Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) and an instrument of socio cognitive investigation, improved and systematized for the present research. Data collection was carried out before and after the intervention with GI and for GII, with was carried out on pre-waiting, pre-intervention and pos-intervention. For the socio cognitive evaluation, children were assessed individually by the researcher. For other investigation, teachers assessed the children using the instruments already mentioned. Data analysis involved comparisons between groups, as well as evaluative comparisons between the GI and GII. The results suggest positive effects of the intervention, as children improved their social and socio cognitive skills and improved their prossociais behaviors; also reduced their relationship problems, hyperactivity and, in general, their difficulties. Therefore, the intervention has proved beneficial and promising results for promoting social skills, social cognition and relationship between children.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
jaquelinecorrigida.pdf (663.75 Kbytes)
Date de Publication
2012-12-17
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.