• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2007.tde-12062008-100707
Documento
Autor
Nome completo
Luciane Mialich Scadelai
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2007
Orientador
Banca examinadora
Andrade, Antonio dos Santos (Presidente)
Barrera, Sylvia Domingos
Domene, Antonio Carlos
Título em português
Desenvolvimento de habilidades metafonológicas no ambiente de aprendizagem 'realidade suplementar', com alunos de classes de recuperação de ciclo
Palavras-chave em português
Consciência Fonológica e Sociodrama Educacional
Habilidades Metalinguíticas
Resumo em português
A criança, desde muito precoce, domina a linguagem sob forma de compreensão e produção, habilidades que ocorrem espontaneamente como parte de seu desenvolvimento; só mais tarde se torna capaz de controlar conscientemente os tratamentos lingüísticos que realiza. A essa capacidade se dá o nome de habilidade metalingüística, que deve ser diferenciada da simples possibilidade de linguagem. Todas as aquisições da criança comportam sempre “metaprocessos", presentes em todos os níveis do desenvolvimento e não apenas tardiamente. Isto permite distinguir os “metaprocessos precoces" dos “metaprocessos tardios", que se tornam disponíveis para a consciência e são verbalizáveis. Assim, as habilidades metalingüísticas ocorrem como resultados explícitos de aprendizagem, freqüentemente de natureza escolar. É objetivo desta pesquisa avaliar a eficácia de um programa de desenvolvimento de habilidades metafonológicas no Ambiente de aprendizagem “Realidade Suplementar". A pesquisa foi realizada em três escolas do Ensino Fundamental, com quatro Classes de Recuperação de Ciclo da Rede Estadual. A amostra compõe-se de quatro Grupos de Controle (GCa.1; GCa.2 e GCb.1; GCb.2) e de dois Grupos de Intervenção (GI.1 e GI.2). Para se identificarem os alunos que compuseram os grupos, foram utilizados a Prova de Consciência Fonológica (PCF) e o Teste de Desempenho Escolar (TDE), aplicados a todos os alunos da sala. Após a determinação da média/mediana dos resultados compostos nos dois testes, foi separada a metade dos alunos que obtiveram resultados maiores que a média/mediana como sendo o GCa. A outra metade dos alunos, com rendimento inferior à média/mediana, foi dividida em dois subgrupos, sendo um quarto dos alunos da classe para o GCb, que não participam da intervenção, e o outro quarto para o GI, cujos alunos participariam da intervenção, através do programa de treinamento das habilidades metafonológicas no ambiente de aprendizagem de “Realidade Suplementar" (RS). A amostra total de 61 alunos foi distribuída assim: 27 alunos para o GCa, sendo (GCa.1 – 14 alunos e GCa.2 – 13 alunos), 18 alunos para o GCb, sendo (GCb.1 - 08 alunos e GCb.2 – 10 alunos); 16 alunos para o GI, sendo (GI.1 – 07 alunos e GI.2 – 09 alunos). Para a análise dos dados quantitativos, colhidos através da PCF e do TDE, foi utilizado o Pacote Estatístico SPSS. Os dados qualitativos foram submetidos à análise sociométrica. Os resultados obtidos através das análises estatísticas revelaram diferenças significativas na PCF e no TDE para o grupo de intervenção, na Realidade Suplementar, tanto no pós-teste em relação ao pré-teste, como na comparação com os Grupos de Controle, demonstrando a eficácia da mesma.
Título em inglês
Metaphonological skills development in a learning environment ”Suplementary Reality” together with reccuperation classes within the scope of a special cycle in Education.
Palavras-chave em inglês
Metalinguistics skills
Phonological Awareness and Educational Sociodrama
Resumo em inglês
The child, since his/her early days, masters the language under both the shape of comprehension and production, abilities that come up spontaneously as part of its proper individual development for, only later on, he/she will be able to control with awareness, the linguistic treatments that he/she has been envolved. To this awareness capacity the name of metalinguitic ability comes up, which must be differentiated of the simple language possibilities. All of the child´s acquisition always become “metaprocesses" available at every level of the infant development, not just something about to happen later on.This situation permits us distinguish the “precoucious metaprocesses" from the “ retarded ones", those which become available for both conscience and verbalization attitudes. Thus, the metalinguistic skills occur as a result of explicit apprenticeship, frequently derived of a schooling nature. It is objective of this research to evaluate the effectiveness of a Program of metaphonological skills development performed in learning environments of the sort “Suplementary Reality". The research was achieved at 3 Fundamental Schools holding 4 Recuperation Classes in the Cycle at given State School network.The sample is made up of 4 Groups of Control (GCa.1; GCa.2; and Gcb.1; GCb.2) and 2 Groups of Intervention(GI.1 and GI. 2). For the identification of the students who shared these groups, both the Phonological Awareness Proof (PCF) and The Schooling Performance Test(TDE) were applied to every single student in the classroom. Shortly after that both the average/median were obtained based on both tests , the half of the students who held better achievement scores than the average/median were named GCa. The other half of students, holding an inferior yielding regarding the average/median was devided into 2 subgroups, being that one fourth of students in the classroom was named GCb, that is, to those that did not partake in the intervention, and another quarter to the GI, those who would be sharing the intervention later on, via the Program of Metaphological Skills abilities in the learning environment of Suplementary Reality(RS). The total sample of 61 students was distributed as follows: 27 students for the GCa, being (GCa.1 – 14 students and GCa.2 – 13 students), 18 students to the GCb being ( GCb 8 students and GCb.2 – 10 students), 16 students at GI being (GI.1 – 7 students and GI.2 –9 students). For the analysis of the quantitative data that were collected via (PCF – TDE), it was used the Statistical Package SPSS. On the other hand, the qualitative data were submitted to a sociometric analysis. The results obtained through the statistical analysis revealed significative differences at the PCF, at the TDE, that is, for the Intervention Group, at the Supplemetary Reality, as well as at after –testing regarding the pre-testing, as well while comparing the same values with other groups of control, the effectiveness showed to be the same
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
ARQUIVO_PDF.pdf (744.55 Kbytes)
Data de Publicação
2008-06-26
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • SCADELAI, L. M., e ANDRADE, A. S. Ambientes de Aprendizagem: Realidade Suplementar e Realidade Aumentada , com Alunos de Classes de Recuperação de Ciclo: coleta de dados. In SEMINÁRIO DE PESQUISA, IX, Ribeirão Preto, SP, 2006. LIVRO DE RESUMOS.Ribeirão Preto, SP : Légis Summa, 2006. Resumo.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.