• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.59.2009.tde-12042009-223433
Documento
Autor
Nome completo
Valeria Aparecida Chechia
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2009
Orientador
Banca examinadora
Andrade, Antonio dos Santos (Presidente)
Caldana, Regina Helena Lima
Cunha, Marcus Vinicius da
Perez, Marcia Cristina Argenti
Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato
Título em português
Intervenção com pais de alunos com insucesso escolar
Palavras-chave em português
Intervenção Sociodramática
Relação família-escola
Rendimento Escolar
Resumo em português
CHECHIA, V. A. Intervenção com grupo de pais de alunos com insucesso escolar. 2009. ___p. Tese (Doutorado) Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2009. RESUMO O envolvimento dos pais tem sido considerado como um dos determinantes do êxito escolar e da qualidade da aprendizagem. Um dos sentidos mais importantes em que se dá o envolvimento dos pais, por proporcionarem a melhoria no desempenho escolar dos filhos com insucesso, é a participação da família na vida escolar, por meio de uma relação de apoio e estímulo. O presente estudo tem como objetivo geral verificar e avaliar os efeitos de uma intervenção grupal com os pais sobre a relação destes com a escola e o desempenho escolar de seus filhos, em quatro grupos de pais de alunos com insucesso escolar. A pesquisa foi desenvolvida em duas escolas públicas de Ensino Fundamental, de um Município do interior de São Paulo, sendo uma Municipal da região central, outra Estadual de periferia. A amostra total dos participantes foi de 235 pais de alunos candidatos ao sucesso e insucesso escolar, da 2ª e 3ª série de duas escolas públicas, composta por dois grupos-controle e um grupo de intervenção. O grupo-controle foi composto por 198 pais de alunos divididos em duas modalidades: grupo de pais de alunos candidatos ao sucesso escolar e grupo de pais de alunos candidatos ao insucesso escolar. O grupo de intervenção foi composto por 37 pais de alunos considerado como candidatos ao insucesso escolar, sendo 20 participantes da Escola Municipal, divididos em 10 pais para cada série, e 17 participantes da Escola Estadual, sendo 11 pais para o grupo da 2ª série e 6 para a 3ª série resultado da amostra final. Utilizamos como metodologia, a pesquisa qualitativa que teve como finalidade a coleta dos dados da intervenção com grupos na abordagem sociodramática, e a pesquisa quantitativa que objetivou a avaliação dos efeitos da intervenção. Para isto, foram aplicados o TDE e dois questionários padronizados, do tipo escala de Likert: dos Alunos e dos Pais. A análise dos dados qualitativos da intervenção nos permite evidenciar que a experiência que os pais obtiveram por meio do contexto grupal, parece ter sido a matriz para o desenvolvimento de novos relacionamentos com a escola, colaborando assim para o envolvimento. Essa experiência pode ser resumida na união e interação que o contexto grupal favoreceu aos pais; por meio da espontaneidade e não-diretividade vivenciada com a intervenção sociodramática. Ainda foi possível entender que o envolvimento dos pais parece alcançar uma maior profundidade, especialmente, para o rendimento escolar. As análises estatísticas dos resultados da aplicação, antes e depois da intervenção, do TDE e dos questionários padronizados, permitiram concluir que o envolvimento dos pais influenciou consideravelmente na aprendizagem do filho com insucesso escolar, sendo que para a Escola A, tais efeitos se mostraram estatisticamente significativos, enquanto para a Escola B, devido, sobretudo a diminuição no número de participantes, eles se mostraram de forma atenuada. A conclusão final é de que a opção por um delineamento quanti-quali foi de fundamental importância para revelar os efeitos e as singularidades dos acontecimentos promovidos pela intervenção.
Título em inglês
Intervention with group of parents of students with school failure
Palavras-chave em inglês
Relationship Family-School
Scholastic Efficiency
Sociodramatic Intervention.
Resumo em inglês
ABSTRACT The involvement of parents has been regarded as one of the determinants of academic success and quality of learning. One of the most important way is the involvement of parents, by offering the improvement in scholastic performance of children with failure, and the participation of families in school life through a relationship of support and encouragement. The present study aims to check and evaluate the effects of an intervention group with parents about the relationship of these with the school and scholastic performance of their children, in four groups of parents of students with scholastic failure. The research was conducted in two public schools from elementary school, of a city in the interior of Sao Paulo, one in the central hall, another belongs to State in periphery. The total sample of participants was 235 parents of students applying to the success and failure at school, of the 2nd and 3rd series of two public schools, consisting of two groups-control and a group of intervention. The control group was composed of 198 parents of students divided in two ways: group of parents of students applying for scholastic success and group of parents of students applying for scholastic failure. The intervention group was composed of 37 parents of students considered candidates for the scholastic failure, with 20 participants of the School Hall, divided in 10 parents for each series, and 17 participants from the State School, 11 parents to the group of 2nd grade and 6 for the 3rd grade result of the final sample. We Used as a qualitative research methodology that was intended to collect the data of the intervention groups in the sociodramatic approach, and the quantitative research which aimed to assess the effects of the intervention. For this, the TDE were applied and two standardized questionnaires, like the type of Likert scale: of the Students and Parents. The analysis of qualitative data from the intervention that allows us to highlight the experience that parents obtained through the group, seems to have been the blueprint for the development of new relationships with the school, thus contributing to the engagement. This experience can be summed up in the union and the group interaction that helped parents; by spontaneity and not directivity experienced with sociodramatic intervention. Although it was possible to understand that the involvement of parents seems achieve greater depth, especially for scholastic efficiency. Statistical analysis of the results of the application, before and after the intervention of TDE and standardized questionnaires, have concluded that the involvement of parents in learning considerably influenced the learning school of children with scholastic failure , and that for School A, these effects were statistically significant, while for the School B, due primarily to decrease in the number of participants, they were so attenuated. The final conclusion is that the choice of a quantity-quality design was of fundamental importance to reveal the effects and singularities of the events promoted by the intervention.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Tese.pdf (3.19 Mbytes)
Data de Publicação
2009-04-22
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • CHECHIA, V. A., e ANDRADE, A. S. A Família na Contemporaneidade: significados e possibilidades de um novo perfil da relação família-escola. De Littera Et Scientia, 2012, vol. 9, p. 50-69.
  • CHECHIA, V. A., e ANDRADE, A. S. Intervenção sociodramática com grupos de pais de alunos com insucesso escolar: análise do envolvimento escolar e do desempenho escolar do filho. In SEMINÁRIO DE PESQUISA, IX, Ribeirão Preto, SP, 2006. LIVRO DE RESUMOS.Ribeirão Preto, SP : Légis Summa, 2006. Resumo.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.