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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.59.2012.tde-11122012-182711
Documento
Autor
Nome completo
Midori Otake Yamada
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2012
Orientador
Banca examinadora
Valle, Elizabeth Ranier Martins do (Presidente)
Moret, Adriane Lima Mortari
Neme, Carmen Maria Bueno
Reis, Ana Cláudia Mirândola Barbosa
Santos, Manoel Antonio dos
Título em português
A trajetória da infância à adolescência com implante coclear: vivência de mães
Palavras-chave em português
afetividade
deficiência auditiva
implante coclear
mãe
Resumo em português
A família é sempre um fator de grande importância no processo de habilitação da criança com implante coclear. O desenvolvimento da linguagem depende do envolvimento dos pais no processo de habilitação e exige um compromisso contínuo, para que a criança com deficiência auditiva tenha benefícios com o seu implante coclear. A família tem assumido uma sobrecarga significativa ao longo do processo, trazendo repercussões na vida familiar e nas próprias necessidades e interesses. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é compreender a vivência de mães, na trajetória da infância à adolescência de seus filhos com implante coclear, buscando apreender os significados e sentidos atribuídos por elas nessa experiência. O estudo foi de natureza qualitativa e o método utilizado foi a investigação fenomenológica, que consiste na apreensão do fenômeno tal como ele se manifesta para a pessoa que o vivencia. Foram entrevistadas 12 mães das primeiras crianças que realizaram a cirurgia, no programa de implante coclear do Centro de Pesquisas Audiológicas do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo. Os depoimentos, mediados por uma questão norteadora e submetidos ao processo de análise fenomenológica, revelaram as seguintes categorias temáticas: A ressonância subjetiva do diagnóstico; Conhecendo o implante coclear e tomando decisões; A vivência da angústia na cirurgia; O nascimento da audição; Vivenciando o cotidiano no processo de habilitação; A experiência de momentos críticos no percurso da habilitação; Relações familiares; A fase escolar: uma nova etapa de enfrentamento; O processo do adolescer vivenciado com superproteção e com novos desafios; O apoio do psicólogo, da equipe e outros; Temporalidade e projetos de vida. Foi utilizado o referencial teórico de Romero, que nos levou à compreensão da vivência dessas mães, a partir da afetividade, que é o modo como elas são afetadas subjetivamente na sua relação com o mundo e, nessa relação, mostraram como se vinculam e o significado que elas dão ao que vem ao seu encontro, revelando o sentido de sua existência com um filho com implante coclear.
Título em inglês
The trajectory from infancy to adolescence with cochlear implant: experience of mothers.
Palavras-chave em inglês
affectivity
cochlear implant
hearing impairment
mother
Resumo em inglês
The family is always a major important factor in the habilitation process of the child with cochlear implant. The development of language depends on the parental involvement in the habilitation process and requires a continuous commitment, so that the child with hearing impairment may be benefited by the cochlear implant. The family has been assuming a significant overload during the process, causing repercussions in the family life and the needs and interests. Within this context, this study aimed to understand the experience of mothers in the trajectory of infancy to adolescence of their children with cochlear implants, aiming to identify the meanings and feelings assigned by them in this experience. The study was qualitative and the method comprised phenomenological investigation, which consists of apprehension of the phenomenon as it is manifested to the person experiencing it. The interviews were applied to 12 mothers of the first children submitted to surgery in the cochlear implant program of the Center for Audiological Research of the Hospital for Rehabilitation of Craniofacial Anomalies, University of São Paulo. The reports, mediated by a guiding question and submitted to the phenomenological analysis process, revealed the following thematic categories: the subjective resonance of diagnosis; knowing the cochlear implants and making decisions; the experience of anxiety in the surgery; the birth of hearing; experience the daily life in the habilitation process; the experience of critical moments in the habilitation process; family relationships; the school age: a new stage of coping; the process of adolescing experienced with overprotection and new challenges; the support of the psychologist, staff and others; temporality and life projects. The theoretical reference of Romero was used, which led us to understand the experience of these mothers, based on the affectivity, which is the way through which they are subjectively affected in their relationship with the world and, in that relationship, they showed how they link themselves and the meaning they assign to what comes to them, revealing the meaning of their existence with a child with cochlear implant.
 
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Data de Publicação
2012-12-17
 
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