• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.59.2016.tde-04032016-113756
Document
Auteur
Nom complet
Ana Cecília Oliveira Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2016
Directeur
Jury
Silva, Ana Paula Soares da (Président)
Gonçalves, Marlene Fagundes Carvalho
Andrade, Luciane Sá de
Bastos, Ana Cecilia de Sousa Bittencourt
Sodré, Liana Gonçalves Pontes
Titre en portugais
Acampamento e assentamento rural como contexto de cuidado e educação compartilhados de crianças
Mots-clés en portugais
Acampamento rural
Assentamento rural.
Crianças pequenas
Educação e cuidado infantil
Resumé en portugais
Esta pesquisa se insere no campo da Psicologia Cultural do Desenvolvimento Humano e tem como objetivo investigar o compartilhamento da educação e do cuidado de crianças pequenas (1 a 5 anos) em um assentamento e um acampamento rural. Consideramos como compartilhamento da educação a participação de um grupo de pessoas, adultos ou crianças, nos momentos cotidianos da criança. A hipótese inicial da investigação estava relacionada a uma aparente coletivização da educação no acampamento e uma individualização no assentamento, determinados, sobretudo, pelas práticas culturais de cada contexto. Participaram da investigação 10 crianças (5 moradoras de um acampamento rural e 5 de um assentamento rural). A metodologia consistiu em observação participante com a imersão da pesquisadora por uma média de 6 dias no cotidiano familiar e comunitário de cada criança, com anotação em diário de campo das atividades, parceiros e cenários de compartilhamento do cuidado e da educação da criança. Os resultados apontam para: um intenso compartilhamento no grupo de vizinhança no acampamento e no grupo de família extensa no assentamento; a importância do cuidado e educação exercido entre as crianças, especialmente em situações de brincadeira; o histórico de migração como condição relacionada à maior busca pelo compartilhamento; a mulher como principal cuidadora, aspecto intimamente relacionado ao trabalho doméstico e na agricultura.O trabalho propicia reflexões acerca da diversidade dos modos de vida das crianças nestes contextos, sendo que há potencialidades educacionais ali construídas, fruto de uma riqueza cultural latente. Aponta ainda para considerações acerca das políticas públicas e garantia de direitos às crianças.
Titre en anglais
Camp and rural settlement as care settings and shared education of children
Mots-clés en anglais
Education and child care; Small children; Rural camp; Rural settlement
Resumé en anglais
This research is within the field of Cultural Psychology of Human Development and aims to investigate the sharing of education and care of young children (1-5 years) in a settlement and in a rural campsite. We consider education as a share of the participation of a group of people, adults or children, in the child's everyday moments. The initial hypothesis of the research was related to an apparent collectivization of education in the camp and an individualization in the settlement, determined primarily by cultural practices of each context. Ten children participated in the research (5 residents of a rural camp and 5 of a rural settlement). The methodology consisted in an active observation with the immersion of the researcher by an average of 6 days in family and community daily life of every child, taking field notes in a diary of activities, partners and children's care and education sharing scenarios. The results show: an intense sharing in the neighborhood group in the camp and extended family group in the settlement; the importance of care and education carried out among children, particularly in play situations; the migration history as a related condition to the search for greater sharing; the woman as main caregiver, closely related to domestic work aspect and agriculture. The work provides reflections on the diversity of ways of life of children in these contexts, therefore there's educational possibilities being built, result from a latent cultural wealth. It also points to considerations about public policies and guarantee of rights to children.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2016-05-16
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.