• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.59.2016.tde-27102015-152921
Documento
Autor
Nome completo
Felipe Wilker Grillo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2015
Orientador
Banca examinadora
Carneiro, Antonio Adilton Oliveira (Presidente)
Maciel, Lea Maria Zanini
Vieira, Silvio Leão
Título em português
Phantom antropomórfico para treinamento de biópsia de tireoide guiada por ultrassom
Palavras-chave em português
Biópsia
Phantom
Tireoide
Ultrassom
Resumo em português
O câncer de tireoide é um dos mais comuns da região da cabeça e pescoço. Atualmente, o método mais eficaz no diagnóstico de lesões da tireoide é a técnica de biópsia conhecida por punção aspirativa por agulha fina (PAAF) guiada por ultrassom. As imagens de ultrassom são utilizadas como guia para inserção de uma agulha fina até a região da lesão, onde são retirados fragmentos de tecido para análise microscópica. O sucesso dos procedimentos de biópsias está diretamente ligado a experiência do médico desde guiar a agulha à lesão até a preparação das lâminas para análise microscópica. O treinamento médico proporciona, durante a realização dos procedimentos, maior confiança ao médico e maior conforto ao paciente. No entanto o número de pacientes disponíveis, bem como o estágio de graduação do profissional, limitam o número de treinamentos realizados. Com base nessas limitações, esse estudo teve por objetivo o desenvolvimento de um phantom de tireoide permitirá que os treinamentos sejam realizados em qualquer horário e local, minimizando a responsabilidade de alunos e professores. Phantoms para ultrassom, geralmente, são corpos de prova construídos para mimetizar propriedades mecânicas e acústicas dos tecidos biológicos que podem ser utilizados no treinamento de habilidades médicas. Para o desenvolvimento deste modelo, utilizou-se um material a base de hidrocarbonetos de cadeia longa com diferentes concentrações de agentes contraste (pó de vidro, cera de carnaúba, parafina granulada, borracha de silicone). Caracterizou-se amostras de diferentes composições com relação ao módulo elástico, velocidade e atenuação da onda ultrassônica, de modo à atingir valores próximos aos encontrados na literatura para as regiões a serem mimetizadas. Obteve-se valores entre 1385 e 1480 m/s, para velocidade; valores entre 0,4 e 4 dB/cm para atenuação; e uma faixa entre 40 e 750 kPa para o módulo elástico. Ao final da caracterização dos materiais, obteve-se um phantom morfológico de pescoço, contendo a mimetização da tireoide para procedimentos de biópsia de tireoide guiada por ultrassom.
Título em inglês
Anthropomorphic phantom for training of ultrasound-guided biopsy
Palavras-chave em inglês
phantom
thyroid biopsy.
Ultrasound
Resumo em inglês
The thyroid cancer is one of the most common of head and neck region. Currently, the most effective method in the diagnosis of thyroid lesions is biopsy technique, known by fine-needle aspiration (FNA) guided by ultrasound. Ultrasound images guides the fine needle insertion into the lesion for sampling and then examined under a microscope. The medical training provides greater confidence to physician and comfort to patient. However, the number of available patients as well as the doctor degree stage limit the number of trainings conducted. Therefore, this study aimed to develop a thyroid phantom to training everywhere at any time, minimizing the students and teachers responsibilities. Ultrasound Phantoms mimics mechanical and acoustic properties of biological tissue and can be used for medical training. To develop the phantom we used a hydrocarbon-based material with different concentrations of contrast agents (glass powder, Carnauba wax, paraffin wax and silicone rubber). We calculated the elastic modulus, velocity and ultrasonic wave attenuation of different mixtures to reach values, as close the literature as possible. Was obtained values from 1385 to 1480 m / s for ultrasound velocity, values from 0.4 to 4 dB/cm for attenuation and a range from 40 to 750 kPa for elastic modulus. This study present an anthropomorphic neck phantom containing the necessary structures for training ultrasound guided biopsy by fine-needle aspiration.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
FelipeWilkerGrillo.pdf (927.73 Kbytes)
Data de Publicação
2016-02-16
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.