• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2009.tde-26112009-173009
Documento
Autor
Nombre completo
Patricia Consolo
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2009
Director
Tribunal
Fukusima, Sergio Sheiji (Presidente)
Castro, Eliane Mauerberg de
Galera, Cesar Alexis
Título en portugués
O espaço visual e proprioceptivo no caminhar de crianças e adolescentes
Palabras clave en portugués
orientação espacial.
percepção de distância
percepção espacial
Resumen en portugués
As pessoas interagem diariamente com seu ambiente e, embora possa parecer simples, esta interação recruta diferentes fontes de informações visuais e não visuais que podem ser usadas no processamento da distância durante a locomoção. Baseado nisto, o objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho de crianças e adolescentes em tarefas envolvendo distância e orientação espacial durante o caminhar de rotas retilíneas e triangulares, na ausência de informações visuais e auditivas. Para tanto, grupos de voluntários de ambos os sexos, G1 (7-8 anos), G2 (9-10 anos) e G3 (12-16 anos), realizaram três tarefas em ambientes naturais. A tarefa I consistiu em caminhar diretamente a um alvo, com a visão ocluída, após vê-lo brevemente. A tarefa II consistiu em caminhar distâncias em linha reta, com a visão ocluída, pelo guiar de um condutor, e subsequentemente, ao girar em sentido horário ou anti-horário, retornar sozinho à origem do percurso. A tarefa III foi similar a tarefa II, mas com rotas triangulares; o participante, com a visão ocluída, caminhou as duas primeiras arestas do triângulo guiadas por um condutor, e a aresta complementar, percorrida sozinho retornando à origem do percurso. Em cada tarefa foram mensuradas as distâncias caminhadas e os desvios de orientação, sendo que as distâncias consideradas como acuradas eram de 4, 8 e 16 m. Os resultados em todas as tarefas demonstraram que a acurácia na produção das distâncias depende da amplitude da distância percorrida independente da idade. Nas tarefas I e II, a distância de 4 m exerceu maior efeito sobre o G1, possivelmente devido à menor experiência sensório-motora destes participantes sobre relações físicas espaciais e como elas surgem para os seus sentidos. Em relação à manutenção da orientação, nas tarefas I e III, todos os grupos apresentaram maiores desvios na distância de 16 m. Ainda, na tarefa III o girar em sentido anti-horário no retorno à origem aumentou o grau dos desvios bem como as distâncias caminhadas. Em conclusão, nossos resultados sugerem que a acurácia do desempenho depende da amplitude das distâncias e da complexidade da tarefa.
Título en inglés
Visual and proprioceptive space on walking of children and adolescents.
Palabras clave en inglés
perception of distance
perception of space
spatial orientation.
Resumen en inglés
People interact daily with their environment and, although it may seem simple, this interaction recruits different sources of information, both visual and non-visual, which can be used for distance processing during locomotion. Based on this, the objective of this study was to assess the performance of children and adolescents in tasks involving distance and spatial orientation during walking in a straight lines and triangular routes, in the absence of visual and auditory cues. Thus, groups of volunteers, G1 (7-8 yrs), G2 (9-10 yrs) and G3 (12-16 yrs), accomplished three tasks. Task I consisted of walking blindfolded directly towards a target, after seeing it briefly. Task II consisted of walking blindfolded in a straight lines distances, led by the experimenter, and subsequently, to turn clockwise or anti-clockwise, returning to the origin of the route alone. Task III was similar to task II, but the routes were triangular, the participant blindfolded walked the first two edges of the triangle guided by a driver, and the additional edge, traveled alone back to the origin of the route. Walking distance and direction deviation were measured in each task, given that the distances were accurate considered accurate were 4, 8 and 16 m. The results in all tasks showed that the accuracy in the production of distances depend on the magnitude of the distance travelled, irrespective of age. In tasks I and II, a distance of 4 m had stronger effect on the G1, possibly the lower sensory-motor experience of the participants about physical spatial relations and how they appear to your senses.Regarding the maintenance of orientation in tasks I and III, all groups showed larger deviations in the distance of 16 m. Besides, in task III rotating counter-clockwise increased not only the desviations, but also the walked distances. In conclusion, our results suggest that the accuracy of performance depends on the distances amplitudes and the complexity of the task.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-03-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.