• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2009.tde-23092009-105225
Document
Auteur
Nom complet
Raquel Cocenas Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2009
Directeur
Jury
Bueno, Jose Lino Oliveira (Président)
Nather, Francisco Carlos
Silva Filho, Antonio Carlos Roque da
Titre en portugais
Percepção subjetiva de tempo durante a apreciação de música erudita ocidental: uma análise multidimensional
Mots-clés en portugais
música erudita ocidental e análise multidimensional.
Percepção subjetiva de tempo
Resumé en portugais
A música tem sido utilizada na pesquisa de percepção subjetiva de tempo por apresentar características de estrutura temporal, como o ritmo, o andamento, os acentos musicais, entre outros. A combinação destes elementos durante a escuta musical suscita a ativação de processos de atenção e memória envolvidos no processamento da percepção temporal. Face à diversidade de elementos que compõem a estrutura da música erudita ocidental, a utilização de uma análise multidimensional (MDS) tem contribuído para a pesquisa na área de cognição musical uma vez que delimita dimensões a partir de uma representação perceptual. A MDS provém de uma família de técnicas de análise de proximidade de dados, que é obtida por meio do julgamento do participante, que compara vários objetos (estímulos) em vários traços (elementos), concomitantemente. A utilização desta técnica visou identificar dimensões que influenciaram a percepção subjetiva de tempo durante uma tarefa de apreciação musical. 48 participantes (músicos e não músicos) ouviram 16 trechos musicais (20 segundos) do repertório erudito ocidental e os associaram às durações de 16, 18, 20, 22 e 24 segundos. Através da MDS foi gerada uma solução bidimensional representando a distribuição dos trechos musicais em função do julgamento de similaridade temporal. Uma análise musicológica foi realizada para avaliar os elementos musicais comuns encontrados nos trechos agrupados próximos. Foram identificados os elementos andamento, intensidade, densidade timbral e tensão, tanto para os músicos como para os não músicos. Foram identificadas duas dimensões complementares, 1) tensão e densidade timbral e 2) andamento e intensidade para os participantes músicos e 1) andamento e intensidade e 2) densidade timbral para os participantes não músicos, como responsáveis pela alteração na percepção subjetiva de tempo durante a apreciação de música erudita ocidental.
Titre en anglais
Subjective time perception during the appreciation of western erudite music: a multidimensional scaling
Mots-clés en anglais
Subjective time perception
western erudite music and multidimensional scaling
Resumé en anglais
Music has been used in the research of subjective time perception because of its characteristics of temporal structure, as the rhythm, the tempo, the musical accents and others. The combination of these elements during musical listening task excite the activation of attention and memory processes involved in processing of the temporal perception. Due to the diversity of parameters which compose the structure of western erudite music, the use of a multidimensional scaling (MDS) contributed for the research in the musical cognition area once delimits dimensions from a perceptual representation The multidimensional scaling (MDS) comes from a family of analysis techniques of data proximity which is obtained by the participant judgment who compares some objects (stimuli) in some traces (elements), concomitantly. The use of this technique aimed at to identifying dimensions that influenced the subjective time perception during a musical appreciation task. 48 participants (musicians and non-musicians) were listen 16 musical excerpts (20 seconds) of the western erudite repertoire and associate them with the durations of 16, 18, 20, 22 and 24 seconds. Through the MDS a 2 dimensional solution was generated representing the distribution of the musical excerpts in function of the time similarity judgment. A musicology analysis was carried out to evaluate the common musical elements found in the grouped excerpts. It was identified the elements tempo, intensity, timbral density and tension, as much for the musicians as for non musicians. Two complementary dimensions had been identified, 1) tempo and intensity and 2) tension and timbral density for the participants musicians and 1) tempo and intensity and 2) timbral density for the participants non musicians, as responsible for the alteration in the subjective time perception during the appreciation of western erudite music.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Raquel.pdf (370.87 Kbytes)
Date de Publication
2010-08-23
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.