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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2020.tde-23082019-011807
Documento
Autor
Nome completo
Maria Cláudia Medeiros Ristum
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2019
Orientador
Banca examinadora
Schmidt, Andreia (Presidente)
Almeida, Mariana Ducatti Horiquini de
Costa, Aline Roberta Aceituno da
Domeniconi, Camila
Título em português
Comparação de procedimentos de ensino de relações nome-face para idosos saudáveis
Palavras-chave em português
Arbitrary matching-to-sample
Equivalência de estímulos
Idosos
Pareamento ostensivo
Relações condicionais arbitrárias
Resumo em português
O aumento na população idosa tem sido observado em todo o mundo, e uma das principais consequências dessa realidade é o aumento das demandas no âmbito da saúde. A demência está entre as doenças que mais afetam os idosos, demandando pesquisas sobre intervenções não farmacológicas que atuem na promoção e manutenção de habilidades linguísticas e cognitivas desses idosos. Pesquisadores da área da Análise do Comportamento têm proposto estudos sobre a formação de classes de estímulos equivalentes envolvidos em relações simbólicas, e que são formados a partir do estabelecimento de relações condicionais entre estímulos. Alguns procedimentos para o ensino de relações condicionais arbitrárias já foram desenvolvidos com diversas populações, mas ainda devem ser estudados com idosos. O presente estudo tem como objetivos: (a) comparar dois procedimentos de ensino, o arbitrary matching-to-sample (AMTS) associado ao ensino por exclusão, e o pareamento ostensivo (PO), em idosos saudáveis; (b) verificar a eficácia de cada procedimento na aprendizagem e manutenção de relações condicionais arbitrárias entre nomes e faces; (c) analisar a ocorrência de desempenhos emergentes em testes de equivalência de estímulos e de nomeação. Participaram deste estudo 12 idosos saudáveis, divididos em 2 grupos, que diferiam entre si apenas pela ordem de apresentação dos procedimentos de ensino: o grupo 1 começou com o procedimento de AMTS, e o grupo 2 com o procedimento de PO. Foram ensinadas quatro relações auditivo-visuais entre nomes ditados e fotos de mulheres desconhecidas (AB), e entre esses nomes ditados e seus correspondentes escritos (AC), seguido por testes de nomeação e de equivalência. Todos os participantes aprenderam todas as relações pelos dois procedimentos de ensino, não sendo verificadas diferenças entre os procedimentos de ensino, mas os idosos com menor escolaridade repetiram mais blocos de ensino, em comparação com os idosos mais escolarizados. Verificou-se emergência de formação de classes de equivalência em todos os idosos, assim como nomeação das fotos logo após o ensino. Nos testes de manutenção, porém, houve piora no desempenho dos idosos nos testes de nomeação. A piora foi maior para os idosos com menor escolaridade, e no procedimento de AMTS. Discute-se o papel da escolaridade no desempenho de idosos em procedimentos de ensino de relações condicionais
Título em inglês
Comparison of teaching procedures of name-face relationships for healthy elderly
Palavras-chave em inglês
Arbitrary conditional relations
Arbitrary matching-to-sample
Elderly
Ostensive pairing
Stimulus equivalence
Resumo em inglês
The increase in the elderly population has been observed all over the world, and one of the main consequences of this reality is the increasing demands on health. Dementia is among the diseases that most affect the elderly, demanding research on non-pharmacological interventions that promote and maintain the linguistic and cognitive abilities of these elderly people. Researchers in the area of Behavior Analysis have proposed studies on the formation of stimulus equivalence classes involved in symbolic relations, formed from the establishment of conditional relations between stimuli. Some procedures for teaching arbitrary conditional relations have been developed with several populations, but still have to be studied with the elderly. This study aims to: (a) compare two teaching procedures, the arbitrary matching-to-sample (AMTS) associated with responding by exclusion, and ostensive pairing (OP) in healthy elderly; (b) verify the effectiveness of each procedure in learning and maintaining arbitrary conditional relations between names and faces; (c) analyze the occurrence of emergent performances in stimulus equivalence and naming tests. The participants of this study were twelve healthy elderly people, divided into 2 groups that differed only in the order of presentation of the teaching procedures: group 1 started with the AMTS procedure, and group 2 with the PO procedure. Four auditory-visual relations between dictated names and photos of unknown women (AB), and between those dictated names and their corresponding writing names (AC) were taught, followed by naming and equivalence tests. All the participants learned all the relations by the two teaching procedures, not being verified differences between them; but the elderly with less schooling repeated more learning blocks, in comparison with the more educated elderly. It was verified the emergence of equivalence class formation in all the participants, as well as the naming of the photos right after each teaching procedure. In the maintenance tests, however, there was decrease in the performance of the elderly in the naming tests. The decrease was greater for the elderly with less schooling, and in the AMTS procedure. The role of schooling in the performance of the elderly in procedures of teaching conditional relations is discussed
 
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Data de Publicação
2020-01-06
 
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