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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.59.2018.tde-19072018-080023
Documento
Autor
Nome completo
Tatiane Possani
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2018
Orientador
Banca examinadora
Gorayeb, Ricardo (Presidente)
Domingos, Neide Aparecida Micelli
Miyazaki, Maria Cristina de Oliveira Santos
Schmidt, Andreia
Título em português
Caracterização psicossocial de pacientes atendidos no ambulatório de psicologia de um hospital escola
Palavras-chave em português
Caracterização; Hospital geral; Psicologia da saúde
Resumo em português
O objetivo deste estudo foi caracterizar os pacientes que foram encaminhados por profissionais do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRP-USP) ao Ambulatório de Psicologia, localizado dentro do Serviço de Psicologia da instituição. Durante o período de 2013 a 2016 o Ambulatório de Psicologia recebeu o total de 189 pacientes, que passaram pelo atendimento de triagem psicológica para a avaliação da elegibilidade do caso, ou seja, se a demanda apresentada pelo paciente e os sintomas psicológicos estavam de acordo com os critérios de inclusão estabelecidos pelo Ambulatório. Dos 110 pacientes que foram aceitos no Ambulatório, 58 estavam de acordo com os critérios de inclusão desta pesquisa. Para a caracterização sóciodemográfica utilizou-se a Entrevista de Anamnese Padrão do Ambulatório de Psicologia. Para a avaliação dos aspectos psicológicos e comportamentais utilizou-se o Inventário de Ansiedade de Beck (BAI), o Inventário de Depressão de Beck (BDI), Inventário de Sintomas de Estresse para Adultos de Lipp (ISSL), Inventário de Habilidades Sociais (IHS) e para avaliar a qualidade de vida utilizou-se o World Health Organization Quality of Life (WHOQoL-Bref). As análises foram conduzidas no software Statistical Package for the Social Science 20.0 (SPSS 20.0), foram realizados testes para verificar a existência de associação entre as variáveis sociodemográficas e os resultados obtidos nos instrumentos. A caracterização sociodemográfica identificou que 81% dos pacientes são mulheres, 46,6% possuem de 18 a 58 anos, 58,6% são procedentes de Ribeirão Preto, 58% possuem companheiro, 39,7% possuem de 10 a 14 anos de estudo e 62,% trabalham. As principais fontes de encaminhamento foram da Psicologia (22%) e das especialidades voltadas ao cuidado da saúde da mulher (19%). Em relação ao desfecho do atendimento psicológico, 54% ocorreram devido à alta por falta ou desistência do paciente. Quanto aos aspectos psicológicos e comportamentais, 46,6% apresentaram sintomas de ansiedade moderado e grave e 55,2% sintomas de depressão moderado e grave 55,2% e 89,7% possuem estresse. Houve o predomínio de déficit nas habilidades sociais nos fatores avaliados no IHS e a autossatisfação com a qualidade de vida foi avaliada como ruim por 43% dos pacientes. Esta pesquisa obteve dados relevantes para a melhoria no funcionamento do Ambulatório de Psicologia do HCFMRP/USP e por se tratar de um centro de atendimento de grande porte, que forma profissionais especializados, torna-se importante a produção e divulgação de conhecimentos na área.
Título em inglês
Psychosocial characterization of patients attended at the psychologyoutpatient clinic of a school hospital
Palavras-chave em inglês
Characterization; General hospital; Health psychology
Resumo em inglês
The purpose of this study was to characterize those who were referred by professionals from the Clinic Hospital of the Medical School of Ribeirão Preto of the University of São Paulo (HCFMRP-USP) to the Ambulatory of Psychology, located within the Psychology Department of the institution. During the period from 2013 to 2016, the Ambulatory of Psychology received a total of 189 patients, who underwent psychological screening to assess the eligibility of the case, in other words, whether the patient's demand and the psychological symptoms were in agreement with the inclusion criteria established by the Ambulatory. Out of the 110 patients who were admitted to the outpatient clinic, 58 were in agreement with the inclusion criteria of this study. For the sociodemographic characterization the Interview of Standard Anamnesis of the Ambulatory of Psychology was used. For the evaluation of the psychological and behavioral aspects the Beck Anxiety Inventory (BAI), Beck Depression Inventory (BDI), Lipp´s Inventory of Stress Symptoms for Adults (ISSL), Social Skills Inventory (IHS) were used, and to evaluate the quality of life the World Health Organization of Life (WHOQoL-Bref) was used. The analyzes were conducted in the Statistical Package for Social Science 20.0 (SPSS 20.0) software, and tests were carried out to verify the existence of an association between sociodemographic variables and the results obtained in the instruments. The sociodemographic characterization identified that 81% of the patients are women, 46.6% are 18 to 58 years old, 58.6% are from Ribeirão Preto, 58% have a partner, 39.7% have 10 to 14 years of study and 62,% work. The main sources of referrals were from Psychology (22%) and specialties focused on women's healthcare (19%). Regarding to the outcome of psychological care, 54% occurred because of discharge due to lacks or patient's abandonment. Concerning the psychological and behavioral factors, 46.6% had symptoms of moderate and severe anxiety and 55.2% had moderate and severe depression symptoms, 55.2% and 89.7% had stress. There was an absolute predominance of deficit in social skills factors evaluated in the IHS, and self-satisfaction with quality of life was evaluated as 'poor' by 43% of the patients. This research obtained relevant data for the improvement in the functioning of the Ambulatory of Psychology of HCFMRP/USP and because it is a large service center, which forms specialized professionals, it becomes important to produce and disseminate knowledge in the area.
 
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dissertacao.pdf (2.57 Mbytes)
Data de Publicação
2018-08-23
 
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