• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2018.tde-25102018-175148
Documento
Autor
Nome completo
Fernando Odair Bristotti
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2018
Orientador
Banca examinadora
Andrade Filho, Marinho Gomes de (Presidente)
Diniz, Carlos Alberto Ribeiro
Pinto Junior, Dorival Leão
Viola, Márcio Luis Lanfredi
Título em português
Construção de um algoritmo para estimação da estrutura a termo da taxa de juros utilizando o método de taxas a termo constantes entre reuniões do Copom
Palavras-chave em português
Copom
Estrutura a termo da taxa de juros
Taxa a termo constantes Copom
Resumo em português
Para que um operador de uma mesa proprietária de um banco consiga fornecer um preço competitivo e de forma a auferir lucro em uma operação é fundamental uma estimação adequada da estrutura a termo da taxa de juros. Afinal, cada uma dessas demandas e ofertas por liquidez exigem diferentes prazos e na grande maioria das vezes instrumentos utilizados para realizar a imunização de acordo com o prazo dessa operação não estão disponíveis para negociação no mercado financeiro. A construção de uma estrutura a termo de juros é uma forma de sintetizar em uma única curva toda a informação disponível de contratos negociáveis no mercado financeiro e que reproduzam o preço mais justo para a taxa de juros de um determinado prazo. O objetivo do presente trabalho é implementar a estimação da estrutura a termo da taxa de juros brasileira utilizando-se do método de taxas a termo constantes entre as reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom). O algoritmo implementado deve ser capaz de resolver a estimação num tempo suficientemente rápido para que seja possível agregá-lo em um sistema de cotações de mercado em tempo real e fornecer aos operadores de mercado informações completas da curva de juros com as taxas zero cupom e as taxas a termo para cada prazo. Nesta dissertação serão apresentados detalhes da implementação do algoritmo e também do arcabouço teórico utilizado. Será apresentando também uma breve descrição da dinâmica do mercado de juros brasileiro e suas peculiaridades, além de apresentar alguns métodos de estimação da estrutura a termo comumente utilizados.
Título em inglês
Building an algorithm for implementing the term structure of interest rate adopting the flat forward rate between Copom meetings
Palavras-chave em inglês
Copom
Flat-forward Copom
Term structure of interest rate
Resumo em inglês
For an operator of a bank to be able to provide a competitive price and to make a profit in an operation, an adequate estimation of the term structure of the interest rate is essential. After all, each of these demands and offers for liquidity require different terms and in most cases the instruments used to carry out the immunization according to the term of this operation are not available for trading in the financial market. The construction of an interest rate term structure is a way of synthesizing in a single curve all the available information of contracts negotiable in the financial market and that best reproduces the fairer price for the interest rate of a certain term. The main purpose of this work is implement the estimation of the Brazilian term structure of interest rate using the flat forward rate method between Copom meetings. The implemented algorithm must be able to resolve the estimation in a sufficiently fast time so that it can be aggregated into a real-time market quotations system and provide to market operators information on the yield curve and forward rates. This dissertation will present the algorithm implementation in detais as well as the theoretical framework used. It will also present a brief description of the dynamics of the Brazilian interest market and its peculiarities, besides presenting some methods of estimation of the term structure commonly used.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-10-25
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.