• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2019.tde-23082019-162412
Documento
Autor
Nome completo
Camila Cristina Carvalho Palazzo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2019
Orientador
Banca examinadora
Rodrigues, Esther de Almeida Prado (Presidente)
Paterlini, Roberto Ribeiro
Silva, Michela Tuchapesk da
Sousa, Maria do Carmo de
Título em português
Contribuições da história da matemática no ensino da relação entre a fração e a notação decimal.
Palavras-chave em português
Ensino e aprendizagem
Fração
História da Matemática
Notação decimal
Resumo em português
Esta pesquisa foi desenvolvida para propor uma atividade de ensino que relacione a fração com a notação decimal, utilizando da História da Matemática. A questão que permeou essa pesquisa de cunho qualitativo foi: Quais as contribuições da História da Matemática para o ensino da notação decimal no 6º e 7º ano do ensino fundamental? A metodologia utilizada foi a histórico-bibliográfica, também conhecida como estudo documental. Para isso, optou-se por estudar as contribuições que a história traz para a Educação Matemática. Após, foi analisado o conteúdo de números racionais nos currículos oficiais que são os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular, além também do Referencial Curricular do material didático do Serviço Social da Indústria (SESI-SP). Após análise do que se espera do currículo de Matemática, especificamente dos números racionais do 6º e 7º ano, foram analisados capítulos de livros didáticos do SESI-SP e 7 livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático, que tratam especificamente do conteúdo de transformação de fração para a notação decimal. Fizemos também uma pesquisa para procurar entender mais profundamente os elementos históricos que contribuíram para a relação entre certo tipo de fração e sua notação decimal nos dias atuais, para podermos compreender melhor e poder ensinar melhor esse aspecto da Matemática escolar. Ao final, é apresentada a atividade proposta e como ela pode contribuir para o ensino da relação entre a fração e a notação decimal.
Título em inglês
Contributions of the history of mathematics in teaching the relation between fraction and decimal notation
Palavras-chave em inglês
Decimal notation
Fraction
History of Mathematics
Teaching and learning.
Resumo em inglês
This research was developed to propose a teaching activity that relates the fraction to the decimal notation, using the History of Mathematics. The question that permeated this qualitative research was: What are the contributions of the History of Mathematics to the teaching of decimal notation in the 6th and 7th year of elementary school? The methodology used was the historical-bibliographic, also known as documentary study. For this, it was decided to study the contributions that history brings to Mathematics Education. Afterwards, the content of rational numbers was analyzed in the official curricula that are the National Curricular Parameters and the National Curricular Common Base, as well as the curricular reference of the didactic material of the Social Service of Industry (SESI-SP). After analyzing what is expected of the Mathematics curriculum, specifically the rational numbers of the 6th and 7th grades, we analyzed SESI-SP textbook chapters and 7 books approved by the National Book and Didactic Material Program, which deal specifically with the contents of transformation from fraction to decimal notation. We also did a research to try to understand more deeply the historical elements that contributed to the relationship between a certain type of fraction and its decimal notation in the present day, so we can better understand and be able to better teach this aspect of school mathematics. At the end, the proposed activity is presented and how it can contribute to the teaching of the relation between fraction and decimal notation.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-08-23
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.