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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2019.tde-21082019-154139
Document
Auteur
Nom complet
Thiago Mauricio Pacifico
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2019
Directeur
Jury
Dias, Ires (Président)
Ferreira, Luan Alberto
Ribeiro, Hermano de Souza
Silva, Aparecida Francisco da
Titre en portugais
O princípio das gavetas de Dirichlet - problemas e aplicações
Mots-clés en portugais
Aplicações
Combinatória
Princípio das gavetas de Dirichlet
Problemas
Resumé en portugais
O princípio das gavetas de Dirichlet é um resultado matemático baseado numa proposição relativamente simples: se desejamos distribuir N +1 objetos em N gavetas, necessariamente alguma das gavetas conterá pelo menos 2 objetos. Apesar de parecer pouco relevante, devido a sua obviedade, esse teorema constitui uma ferramenta bastante importante na prova de outros resultados matemáticos. O presente trabalho, demonstra o Princípio das Gavetas em duas versões, uma mais simples e a outra mais geral, exibe algumas aplicações que evidenciam a sua importância como ferramenta de prova, e ao mesmo tempo, utiliza da sua simplicidade para motivar o estudo do próprio resultado assim como o de outros conceitos matemáticos. O banco de questões separado por níveis de dificuldade e o plano de aula têm o propósito de subsidiar o trabalho do professor no desenvolvimento desse interessante resultado matemático.
Titre en anglais
The Dirichlets principle - problems and applications
Mots-clés en anglais
Applications
Combinatorial
Dirichlets drawer principle
Problems
Resumé en anglais
The Dirichlets drawers principle is a mathematical result based on a relatively simple proposition: if we wish to distribute N+1 objects in N drawers, necessarily some of the drawers will contain at least 2 objects. Although it seems insignificant due to its obviousness, this result is a very important tool in proving other mathematical results. The present work proves the Dirichlets principle, also know as pigeonhole principle in two versions, one simpler and the other more general, exibits some applications that show its importance as a tool of proof, and at the same time uses its simplicity to motivate the study of the own result as well as other mathematical concepts. The set of problems separated by difficulty levels and the lesson plan are intended to subsidize the teachers work in the development of this interesting mathematical result.
 
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Date de Publication
2019-08-21
 
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