• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.55.2018.tde-28082018-101906
Documento
Autor
Nome completo
Alida Maria Salimon
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1993
Orientador
Banca examinadora
Monard, Maria Carolina (Presidente)
Carvalho, Ariadne Maria Brito Rizzoni
Nunes, Maria das Graças Volpe
Título em português
PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE BASES DE DADOS E RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO ATRAVÉS DE LINGUAGEM NATURAL
Palavras-chave em português
Não disponível
Resumo em português
Embora a atual tecnologia não possa lidar com a complexidade e tamanho da linguagem humana, podem ser desenvolvidos sistemas úteis, apesar de mais limitados, em linguagem "natural". Se o sistema considera uma declaração por vez e os assuntos sobre os quais o sistema pode dialogar são limitados, a gramática é menos complexa e pode ser mantida pequena. Assim, com uma área de interesse bem definida, é possível escolher um número limitado de estruturas sintáticas para suprir a maioria das necessidades do usuário. Neste trabalho, é discutido o projeto e a implementação de uma interface simples para bases de dados. A interface oferece ao usuário a capacidade de obter informações da base através de requisições em linguagem natural. Para isto, foram realizados estudos sobre alguns aspectos de sistemas de processamento de linguagem natural e o uso destes sistemas parta interfaces a base de dados. Alguns sistemas com interfaces em linguagem natural para consultar bases de dados foram pesquisados. Foram discutidas algumas considerações sobre a adequação do uso de linguagem natural para realizar esta tarefa. O sistema foi desenvolvido para testar a possibilidade de se construir uma interface em linguagem natural que possa ser adaptada, por um especialista em processamento de linguagem natural, a novas bases de dados.
Título em inglês
Not availabe
Palavras-chave em inglês
Not available
Resumo em inglês
Even though the size and complexity of human languages cannot be handled by the current technology, useful but more limited "natural" language systems can be developed. If the system considers one statement at a time and the topics about which the system can converse atr limited, the grammar is less complex and can be kept small. Furthermore, with in a well-defined subject area, it is possible to choose a limited number of sentence structures to handle most of user's needs. In this work we discuss the design and implementation of a simple natural language interface to a computer database. The interface provides the user with the capability of obtaining information by querying the system in natural language. The system has been constructed to test the feasibily a natural language interface that could be adapted, by an expert in natural language processing, as an interface to new databases.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
AlidaMariaSalimon.pdf (4.57 Mbytes)
Data de Publicação
2018-08-29
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.