• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2009.tde-28052009-100159
Documento
Autor
Nombre completo
Renato Ramos da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2009
Director
Tribunal
Romero, Roseli Aparecida Francelin (Presidente)
Liang, Zhao
Tinós, Renato
Título en portugués
Aprendizado por reforço relacional para o controle de robôs sociáveis
Palabras clave en portugués
Aprendizado de máquina
Aprendizado por reforço relacional
Robótica social
Resumen en portugués
A inteligência artificial não busca somente entender mas construir entidades inteligentes. A inteligência pode ser dividida em vários fatores e um deles é conhecido como aprendizado. A área de aprendizado de máquina visa o desenvolvimento de técnicas para aprendizado automático de máquinas, que incluem computadores, robôs ou qualquer outro dispositivo. Entre essas técnicas encontra-se o Aprendizado por Reforço, foco principal deste trabalho. Mais especificamente, o aprendizado por reforço relacional (ARR) foi investigado, que representa na forma relacional o aprendizado obtido através da interação direta com o ambiente. O ARR é bem interessante no campo de robótica, pois, em geral, não se dispôe do modelo do ambiente e se requer econômia de recursos utilizados. A técnica ARR foi investigada dentro do contexto de aprendizado de uma cabeça robótica. Uma modificação no algoritmo ARR foi proposta, denominada por ETG, e incorporada em uma arquitetura de controle de uma cabeça robótica. A arquitetura foi avaliada no contexto de um problema real não trivial: o aprendizado da atenção compartilhada. Os resultados obtidos mostram que a arquitetura é capaz de exibir comportamentos apropriados durante uma interação social controlada, através da utilização do ETG. Uma análise comparativa com outros métodos foi realizada que mostram que o algoritmo proposto conseguiu obter um desempenho superior na maioria dos experimentos realizados
Título en inglés
Relational reinforcement learning to control sociable robots
Palabras clave en inglés
Machine learning
Relational reinforcement learning
Sociable robotics
Resumen en inglés
The artificial Intelligence search not only understand but to build intelligent entities. The intelligence can be divided into several factors and one of them is known as learning. The area of machine learning aimed at the development techniques for automatic learning of machinery, including computers, robots or any other device. Reinforcement Learning is one of those techniques, main focus of this work. Specifically, the relational reinforcement learning was investigated, which is use relational representation for learning obtained through direct interaction with the environment. The relational reinforcement learning is quite interesting in the field of robotics, because, in general, it does not have the model of environment and economy of resources used are required. The relational reinforcement learning technique was investigated within the context of learning a robotic head. A change in the relational reinforcement learning algorithm was proposed, called TGE, and incorporated into an architecture of control of a robotic head. The architecture was evaluated in the context of a real problem not trivial: the learning of shared attention. The results show that the architecture is capable of displaying appropriate behavior during a social interaction controlled through the use of TGE. A comparative analysis was performed with other methods show that the proposed algorithm has achieved a superior performance in most experiments
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2009-05-28
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.