• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2018.tde-27022018-112355
Documento
Autor
Nome completo
Daniela Marques
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2000
Orientador
Banca examinadora
Sanches, Rosely (Presidente)
Garcia Neto, Alvaro
Nunes, Maria das Graças Volpe
Título em português
Uma Ferramenta para Auxiliar na Avaliação Estrutural de Hipermídia Educacional na Web
Palavras-chave em português
Não disponível
Resumo em português
Atualmente a qualidade deve ser uma característica presente em qualquer produto ou serviço, inclusive em todos os tipos de softwares. As aplicações hipermídia, por sua vez, são compostas por milhares de links e nós de uma forma bastante flexível, que as tomam facilmente passíveis de erros e merecem atenção para um efetivo controle de qualidade. Além disso, as aplicações hipermídia na Internet, por meio de páginas da Web, estão aumentando de forma considerável. Uma análise estrutural foi proposta com o objetivo de avaliar a qualidade das ligações de um hiperdocumento Web e uma classificação de casos de reuso de links foi definida. O objetivo deste trabalho é aplicar essa análise estrutural e avaliar os casos de links no domínio educacional, ou seja, identificar o que significa cada caso para esse domínio especifico e fornecer indicativos para que o autor possa melhorar sua aplicação hipermídia educacional.
Título em inglês
Not available
Palavras-chave em inglês
Not available
Resumo em inglês
Currently quality is an essential feature of any product, including all types of software. Hypermedia applications are composed of thousands of links and nodes in such a flexible way that can be easily error-prone and is worth of attention for an effective quality control of software. Moreover, the Internet hypermedia applications and web pages have been increased considerably. A structural analysis was proposed in order to evaluate the quality of hyperdocument links of Web. The analysis is based on an approach to reuse of link components that was also defined. This work describes how to apply the structural analysis and then evaluate those reuse cases of link components for educational domain. So, this paper presents the meaning of each reuse case of link components according to the educational domain. Also, we discuss how the authors (teachers) can improve the educational hypermedia application by using these meaningful cases of analysis.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
DanielaMarques.pdf (7.64 Mbytes)
Data de Publicação
2018-02-27
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • MARQUES, Daniela, e FORTES, R. P. M. Avaliação Estrutural Aplicada a Hiperdocumento Educacional na Web. In 7. Workshop de Qualidade de Software (WQS'2000), Joao Pessoa-PB, 2000. Anais do 7. WQS., 2000.
  • MARQUES, Daniela, e FORTES, R. P. M. Qualidade em Hipermidia Educacional: um Auxílio para Avaliação através de Métricas. In IV Workshop de Teses em Engenharia de Software, Florianópolis-SC, 1999. Anais do IV Workshop de Teses em Engenharia de Software.Florianópolis-SC, 1999. Resumo.
  • MARQUES, Daniela, e FORTES, R. P. M. Uma Ferramenta para Auxiliar na Avaliação Estrutural de um Hipermídia Educacional. In Worskhop de Teses e Dissertações em Andamento do ICMC-USP, São Carlos, 2000. Anais.São Carlos : ICMC-USP, 2000. Resumo.
  • MARQUES, Daniela, SERAPHIM, Enzo, e FORTES, R. P. M. DB-LiOSE: Uma Ferramenta para Auxiliar na Avaliação Estrutural de Hiperdocumentos da Web. In Sessão de Ferramentas do SBES'2000, João Pessoa - PB, 2000. Anais da Sessão de Ferramentas do SBES'2000., 2000. Resumo.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.