• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2018.tde-27022018-112355
Documento
Autor
Nombre completo
Daniela Marques
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2000
Director
Tribunal
Sanches, Rosely (Presidente)
Garcia Neto, Alvaro
Nunes, Maria das Graças Volpe
Título en portugués
Uma Ferramenta para Auxiliar na Avaliação Estrutural de Hipermídia Educacional na Web
Palabras clave en portugués
Não disponível
Resumen en portugués
Atualmente a qualidade deve ser uma característica presente em qualquer produto ou serviço, inclusive em todos os tipos de softwares. As aplicações hipermídia, por sua vez, são compostas por milhares de links e nós de uma forma bastante flexível, que as tomam facilmente passíveis de erros e merecem atenção para um efetivo controle de qualidade. Além disso, as aplicações hipermídia na Internet, por meio de páginas da Web, estão aumentando de forma considerável. Uma análise estrutural foi proposta com o objetivo de avaliar a qualidade das ligações de um hiperdocumento Web e uma classificação de casos de reuso de links foi definida. O objetivo deste trabalho é aplicar essa análise estrutural e avaliar os casos de links no domínio educacional, ou seja, identificar o que significa cada caso para esse domínio especifico e fornecer indicativos para que o autor possa melhorar sua aplicação hipermídia educacional.
Título en inglés
Not available
Palabras clave en inglés
Not available
Resumen en inglés
Currently quality is an essential feature of any product, including all types of software. Hypermedia applications are composed of thousands of links and nodes in such a flexible way that can be easily error-prone and is worth of attention for an effective quality control of software. Moreover, the Internet hypermedia applications and web pages have been increased considerably. A structural analysis was proposed in order to evaluate the quality of hyperdocument links of Web. The analysis is based on an approach to reuse of link components that was also defined. This work describes how to apply the structural analysis and then evaluate those reuse cases of link components for educational domain. So, this paper presents the meaning of each reuse case of link components according to the educational domain. Also, we discuss how the authors (teachers) can improve the educational hypermedia application by using these meaningful cases of analysis.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
DanielaMarques.pdf (7.64 Mbytes)
Fecha de Publicación
2018-02-27
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • MARQUES, Daniela, e FORTES, R. P. M. Avaliação Estrutural Aplicada a Hiperdocumento Educacional na Web. In 7. Workshop de Qualidade de Software (WQS'2000), Joao Pessoa-PB, 2000. Anais do 7. WQS., 2000.
  • MARQUES, Daniela, e FORTES, R. P. M. Qualidade em Hipermidia Educacional: um Auxílio para Avaliação através de Métricas. In IV Workshop de Teses em Engenharia de Software, Florianópolis-SC, 1999. Anais do IV Workshop de Teses em Engenharia de Software.Florianópolis-SC, 1999. Resumo.
  • MARQUES, Daniela, e FORTES, R. P. M. Uma Ferramenta para Auxiliar na Avaliação Estrutural de um Hipermídia Educacional. In Worskhop de Teses e Dissertações em Andamento do ICMC-USP, São Carlos, 2000. Anais.São Carlos : ICMC-USP, 2000. Resumo.
  • MARQUES, Daniela, SERAPHIM, Enzo, e FORTES, R. P. M. DB-LiOSE: Uma Ferramenta para Auxiliar na Avaliação Estrutural de Hiperdocumentos da Web. In Sessão de Ferramentas do SBES'2000, João Pessoa - PB, 2000. Anais da Sessão de Ferramentas do SBES'2000., 2000. Resumo.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.