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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.55.2017.tde-25092017-102021
Documento
Autor
Nombre completo
Caio César Teodoro Mendes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2017
Director
Tribunal
Osório, Fernando Santos (Presidente)
Camargo, Heloisa de Arruda
Grassi Junior, Valdir
Romero, Roseli Aparecida Francelin
Souza, Alberto Ferreira de
Título en inglés
Navigability estimation for autonomous vehicles using machine learning
Palabras clave en inglés
Deep learning
Machine learning
Obstacle detection
Road detection
Stereo vision
Resumen en inglés
Autonomous navigation in outdoor, unstructured environments is one of the major challenges presents in the robotics field. One of its applications, intelligent autonomous vehicles, has the potential to decrease the number of accidents on roads and highways, increase the efficiency of traffic on major cities and contribute to the mobility of the disabled and elderly. For a robot/vehicle to safely navigate, accurate detection of navigable areas is essential. In this work, we address the task of visual road detection where, given an image, the objective is to classify its pixels into road or non-road. Instead of trying to manually derive an analytical solution for the task, we have used machine learning (ML) to learn it from a set of manually created samples. We have applied both traditional (shallow) and deep ML models to the task. Our main contribution regarding traditional ML models is an efficient and versatile way to aggregate spatially distant features, effectively providing a spatial context to such models. As for deep learning models, we have proposed a new neural network architecture focused on processing time and a new neural network layer called the semi-global layer, which efficiently provides a global context for the model. All the proposed methodology has been evaluated in the Karlsruhe Institute of Technology (KIT) road detection benchmark, achieving, in all cases, competitive results.
Título en portugués
Estimação de navegabilidade para veículos autônomos usando aprendizado de máquina
Palabras clave en portugués
Aprendizado de máquina
Aprendizagem profunda
Detecção de obstáculos
Estimação de rua
Visão estéreo
Resumen en portugués
A navegação autônoma em ambientes externos não estruturados é um dos maiores desafios no campo da robótica. Uma das suas aplicações, os veículos inteligentes autônomos, tem o potencial de diminuir o número de acidentes nas estradas e rodovias, aumentar a eficiência do tráfego nas grandes cidades e contribuir para melhoria da mobilidade de deficientes e idosos. Para que um robô/veículo navegue com segurança, uma detecção precisa de áreas navegáveis é essencial. Neste trabalho, abordamos a tarefa de detecção visual de ruas onde, dada uma imagem, o objetivo é classificar cada um de seus pixels em rua ou não-rua. Ao invés de tentar derivar manualmente uma solução analítica para a tarefa, usamos aprendizado de máquina (AM) para aprendê-la a partir de um conjunto de amostras criadas manualmente. Nós utilizamos tanto modelos tradicionais (superficiais) quanto modelos profundos para a tarefa. A nossa principal contribuição em relação aos modelos tradicionais é uma forma eficiente e versátil de agregar características espacialmente distantes, fornecendo efetivamente um contexto espacial para esses modelos. Quanto aos modelos de aprendizagem profunda, propusemos uma nova arquitetura de rede neural focada no tempo de processamento e uma nova camada de rede neural, chamada camada semi-global, que fornece eficientemente um contexto global ao modelo. Toda a metodologia proposta foi avaliada no benchmark de detecção de ruas do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, alcançando, em todos os casos, resultados competitivos.
 
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Fecha de Publicación
2017-09-25
 
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