• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Valéria Tomás de Aquino
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2001
Orientador
Banca examinadora
Aluisio, Sandra Maria (Presidente)
Masiero, Paulo Cesar
Peres, Pedro Luis Dias
Título em português
Avaliação automática de Exames de Proficiência em Inglês
Palavras-chave em português
Não disponível
Resumo em português
A educação baseada na Web proliferou de forma rápida nos últimos anos. Além do uso do computador no ensino e suporte ao aprendizado de alunos,ele tem sido usado na construção e administração do testes. A participação do computador no processo de avaliação pode ser dar através de métodos convencionais informatizados ou métodos alternativos. A principal característica dos métodos convencionais é classificar se o conhecimento de um estudante é certo ou errado, não permitindo a expressão de conhecimento parcial. Os métodos alternativos procuram avaliar o real conhecimento de um indivíduo, isto é, quanto ele sabe e muitas vezes são baseados em teorias estatísticas bastante elaboradas que levam em conta o fator de adivinhação (chute), o nível de dificuldade e o índice de discriminação das questões. A Medida de Probabilidade Admissível (MPA) um método alternativo mais simples, consiste na tentativa de qualificar o conhecimento parcial de um estudante por meio de associações numéricas ponderadas a cada opção de resposta de uma questão, estabelecendo um sistema de pontuação efetivo fixando um cenário de recompensas e penalidades associadas a cada alternativa. Uma outra questão relacionada à avaliação é como estabelecer os objetivos educacionais, isto e, quais habilidades realmente estão sendo avaliadas em um dado teste. A resposta a esta questão pode ser dada pela Taxonomia de Objetos Educacionais de Bloom. Este projeto de mestrado propôs o uso da técnica MPA e da Taxonomia de Bloom para dar sustentação a uma avaliação informatizada e de melhor qualidade no cenário do exame de proficiência em inglês para cursos de mestrado. Um sistema de avaliação baseado na Web, chamado CAPTEAP (Cmputer Assisted Proficiency Test of English for Academic Purposes), que utiliza telas dinamicamente construídas e um banco de questões para a avliação do inglês instrumental foi construído para ser usado no Exame de Proficiência em Inglês do programa de mestrado do ICMC-USP. Um sistema construído nestes moldes pode ser aplicado em outros programas de pós-graduação de outras unidades a um custo baixo (exige-se apenas uma sala com microcomputadores individuais e se acrescido da avaliação de outras habilidades pode também ser aplicado a programas de doutorado.
Título em inglês
Not available
Palavras-chave em inglês
Not available
Resumo em inglês
Over the last years, web-based education has been extended to develop and administer tests. The assessment process by computers in conventional methods classify the student knowledge as right or wrong and usually does not allow not for evaluation of partial knowledge. Aternative methods try to evaluate the real knowledge of a student and are generally based on complex statistical theories using several parameters such as guessing level of difficulty and discrimination power of a question., Admissible Probabilityt Measure (APM) is a simple method to quality partial knowledge in a environment of penalties and rewards. Another important issue related to assessment is to determine which abilities are being measured in a test. The Bloom's taxonomy of Educational Objectives can provide an answer to this question. This project has made use of APM and Bloom's Taxonomy to develop a computer assisted English Proficiency Tests targeted at MSc. students. The we-based system is named CAPTEAP (Computer Assisted Proficiency Test of English for Academic Purpose) and uses dyamic pages and a database of instrumental English questions. The system has been applied in proficiency tests for the MSc program at ICMC-USP. Although built particular program the system is sufficiently generic to be used in other programs and may be extended also for PhD programs.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-01-25
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2014. Todos os direitos reservados.