• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2016.tde-23032016-163449
Documento
Autor
Nombre completo
Carlos Emílio de Andrade Cacho
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2015
Director
Tribunal
Souza, Paulo Sergio Lopes de (Presidente)
Guardia, Hélio Crestana
Sato, Liria Matsumoto
Título en portugués
Desenvolvimento e utilização de recursos educacionais abertos para colaborar com ensino de memória virtual
Palabras clave en portugués
Amnesia
Ensino
Memória virtual
Recursos educacionais abertos
Resumen en portugués
O ensino de computação envolve muitos assuntos que formam a base para uma aprendizagem eficaz. A falta de recursos apropriados torna difícil a apresentação de tais assuntos de forma clara, devido à dinâmica e à complexidade dos mesmos. O ensino de assuntos referentes ao conteúdo de hierarquia de memória e memória virtual é desafiador, porque ambos consideram diferentes aspectos estruturais, funcionais e de desempenho. Muitas abordagens vêm sendo estudadas para tornar o ensino desses assuntos mais atrativo. Uma dessas abordagens considera o desenvolvimento e aplicação de Recursos Educacionais Abertos (REA). Os REA têm sido aplicados com sucesso para ajudar o ensino e a aprendizagem de assuntos desafiadores. Mesmo com conhecimento da possibilidade do uso de REA, muito conteúdos ainda são desprovidos desses recursos. Tendo isso em mente, este trabalho apresenta a transformação do simulador Amnesia em um REA para facilitar o ensino e o aprendizado de memória virtual, simulando aspectos estruturais, funcionais e de desempenho. O foco deste trabalho é melhorar o ensino de Memória Virtual com o auxílio do REA Amnesia. Foram desenvolvidos materiais didáticos para auxiliar os professores e alunos com planos de aula, tutorial de utilização e texto com conteúdo teórico, os quais são disponibilizados juntamente com o REA Amnesia. Para verificar a melhora no ensino e aprendizado foram realizados três experimentos com alunos de graduação e pós-graduação, aplicando avaliações quantitativas e qualitativas. Os experimentos seguiram uma base experimental similar, mas cada experimento teve sua particularidade na aplicação e na análise dos resultados. Os experimentos realizados mostram uma considerável evolução no aprendizado do assunto memória virtual. No primeiro experimento foi possível observar uma melhora 28,8% na quantidade de acertos. No segundo experimento foi possível comparar resultados de alunos que utilizaram o REA Amnesia com alunos que não tiveram nenhuma aula entre as avaliações. Os resultados do terceiro experimento mostram melhorias de até 180% na quantidade de acertos com a utilização do REA Amnesia, para alunos com dificuldades (demonstradas em suas notas), onde o uso do Amnesia se mostrou mais importante.
Título en inglés
Development and utilization of open educational resources to collaborate with the virtual memory teaching
Palabras clave en inglés
Amnesia
Education
Open educational resources
Virtual memory
Resumen en inglés
The teaching of computer science involves many subjects that form the basis for an effective learning. The lack of adequate educational resources makes difficult to present such subjects clearly, due to the dynamics and complexity of them. The teaching of subjects related to the content of memory hierarchy and virtual memory are challenging, because both present distinct aspects, such as: structural, functional and performance. Many approaches have been studied to make the teaching of these aspects more attractive. One of these approaches considers the development and application of Open Educational Resources (OER). OER have been successfully applied to help the teaching and learning of challenging issues. Even knowing the possibility of using OER, many contents do not use such resources. This work presents the transformation of the Amnesia simulator in an OER to make easier the teaching and learning of the virtual memory subject, simulating structural, functional and performance aspects. The focus of this work is to improve the Virtual Memory teaching with the help of the OER Amnesia. We developed teaching materials to help teachers and students with class plans, tutorial of utilization and text with theoretical content, which are available along with the OER Amnesia. In order to verify the improvement in teaching and learning were conducted three experiments with undergraduate and graduate students, applying quantitative and qualitative evaluations. The experiments followed a similar experimental basis, but each experiment had its particularity in the application and analysis of results. The experiments show a considerable progress in the subject virtual memory learning among the students. In the first experiment, it was possible to observe a 28.8% of improvement in the quantity of hits by students. In the second experiment it was possible to compare results of students who used the OER Amnesia with students who had no class between the two tests applied. The results of the third experiment show improvements of up to 180% in the amount of hits, when using Amnesia, for those students with difficulties (demonstrated in their notes), where the use of Amnesia was more significant.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2016-03-23
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.