• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2006.tde-23012007-164931
Documento
Autor
Nombre completo
Ubirajara Pacheco Maltez Junior
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2006
Director
Tribunal
Maldonado, José Carlos (Presidente)
Braga, Rosana Teresinha Vaccare
Gimenes, Itana Maria de Souza
Título en portugués
ExpVVT: uma ferramenta de apoio à condução de experimentos baseados em documentos de requisitos
Palabras clave en portugués
Processo de experimentação
VV&T
Resumen en portugués
A criação e atualização de bases de conhecimentos com dados que comprovem, ou não, a eficácia de métodos, técnicas ou produtos de software podem ser facilitadas por meio de estudos experimentais e suas replicações em diferentes contextos, para que a base de conhecimento possa ser ampliada e consolidada. Porém, a condução dessas replicações gera uma grande quantidade de dados que devem ser coletados e armazenados, e posteriormente analisados, sendo que a gestão dessas informações de forma manual é propensa a erros. Nesse contexto, o Projeto Readers - um projeto de pesquisa colaborativa formado por pesquisadores brasileiros e norte-americanos - no qual este trabalho está inserido, teve como objetivos principais desenvolver, validar, empacotar e consolidar uma base de conhecimento sobre algumas técnicas, como por exemplo a PBR (Perspective Based Reading), que é uma técnica de leitura para detecção de defeitos em artefatos de software. Com as várias replicações de estudos experimentais que foram conduzidas no âmbito desse projeto, em particular replicações do Experimento PBR (Basili et al., 1996), ficou evidenciada a necessidade de apoio computacional em diversas etapas do processo de experimentação. Sendo assim, neste trabalho foi definida, modelada e implementada a ferramenta ExpVVT com a finalidade de automatizar as atividades de Planejamento e Operação do Experimento PBR. A ferramenta foi implementada com base em uma estrutura de meta-tabelas, o que facilita possíveis alterações no âmbito desse experimento. Salienta-se que o Pacote de Laboratório, o qual contém todos os artefatos necessários para que um estudo experimental possa ser replicado, também fica armazenado eletronicamente, com o apoio da ferramenta, o que facilita o registro de sua evolução. O uso da ferramenta foi explorado simulando-a com os dados de uma das replicações do Experimento PBR que foi conduzida no contexto do Projeto Readers. Embora tenha sido apenas uma simulação, pode-se perceber o auxílio que essa ferramenta pode trazer para futuras replicações desse experimento, reduzindo os custos associados com todo material necessário para uma replicação e também guiando os participantes do experimento, para que as atividades sejam feitas de forma mais controlada.
Título en inglés
ExpVVT: a tool to support the conduction of experiments based on requirements documents
Palabras clave en inglés
Experimentation process
VV&T
Resumen en inglés
The creation and update of knowledge bases with data that provide evidences of the efficacy, or non-efficacy, of software methods, techniques or products can be facilitated by experimental studies and their replications in diverse contexts, so that the knowledge base can grow and be consolidated. However, replications generate great amount of data which must be collected, stored, and on later, analyzed, making the non-automated management of such information very error-prone. In this context, the Readers Project ? a collaborative research project formed by Brazilian and North-American researchers ? which this work is part of, has had as main goals the development, validation, packaging and consolidation of a knowledge base on some techniques, such as PBR (Perspective Based Reading), which is a reading technique used to defect detection in software artifacts. With the several replications of experimental studies that were conducted along this project, in particular the replications of the PBR Experiment (Basili et al., 1996), it has become evident the need of computational support in several activities of the experimentation process. Therefore, in this work, the ExpVVT tool was defined, designed and implemented with the goal to automate the Planning and Operation activities of the PBR Experiment. The tool was implemented based on a meta-table structure, which facilitates possible evolutions in this experiment context. It is emphasized that the Lab Package, which contains all the necessary artifacts needed to replicate an experimental study, is also stored electronically, with the tool support, which facilitates the tracing of its evolution. The tool?s use was explored simulating with data of some of the PBR Experiment replications which were conducted at the Readers Project context. Although just a single simulation took place, it can already be noticed the support that the tool can provide to future replications of this experiment, reducing the costs associated with every necessary material in a replication and also guiding the experiment participants, so that the activities are made in a more controlled way.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Dissertacao_errata.pdf (93.22 Kbytes)
Fecha de Publicación
2007-01-23
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.