• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2013.tde-22082013-143948
Documento
Autor
Nome completo
Roni Guillermo Apaza Aceituno
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2013
Orientador
Banca examinadora
Bruschi, Sarita Mazzini (Presidente)
Isotani, Seiji
Marcondes, Cesar Augusto Cavalheiro
Título em português
Aplicação da metodologia AIM-CID no conteúdo da disciplina sistemas operacionais
Palavras-chave em português
Educação
Sistemas operacionais
Resumo em português
Em algumas disciplinas dos cursos de computação, a quantidade excessiva de conteúdo torna mais difícil o ensino dos conceitos. A disciplina de Sistemas Operacionais é um exemplo deste tipo de disciplina e objetivando facilitar o aprendizado, podese fazer uso de diversas técnicas, ferramentas e metodologias, como por exemplo, a AIM-CID (Abordagem Integrada de Modelos Conceitual, Instrucional e Didático). Este projeto de mestrado tem como objetivo principal a aplicação da metodologia AIM-CID sobre os tópicos abordados no ensino de Sistemas Operacionais. Este trabalho foi desenvolvido para ajudar os professores dessa disciplina no ordenamento dos conceitos a serem ensinados. Um objetivo secundário é utilizar os resultados do uso da metodologia para criar a base para o desenvolvimento de materiais educativos visando o ensino do sistemas operacionais. Desse modo, a contribuição deste trabalho permite a criação de elementos que auxiliem os alunos na fixação dos conteúdos da disciplina. Uma vez aplicada a metodologia AIM-CID sobre o conteúdo da disciplina de Sistemas Operacionais, foi utilizada uma metodologia que avalia a usabilidade de softwares pedagógicos, e obteve-se um resultado que valida o modelo desenvolvido neste projeto
Título em espanhol
Aplicación de la metodologia AIM-CID en el contenido del curso sistemas operativos
Palavras-chave em espanhol
Educación
Sistemas operativos
Resumo em espanhol
In some courses of Computer Science programs, the excessive amount of content makes it harder to teach the concepts. The Operating Systems course is an example of this kind of course and aiming to facilitate the learning, it is possible to use several techniques, tools and methodologies, such as the AIM-CID (Integrated Approach of Models - Conceptual, Instructional and Didactic). This masters project has as main objective the application of the methodology AIM-CID on the topics covered by the Operating Systems course. This work was developed to help teachers of this course in planning the concepts to be taught. A secondary goal is to use the results of the use of the methodology to create the basis for the development of educational materials aiming at operating systems teaching. Thus, the contribution of this work allows the creation of elements that assist students in setting the course content. Once applied the methodology AIM-CID on the content of the Operating Systems course, it was used a methodology that assesses the usability of educational software, and it was obtained a result that validates the model developed in this project
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-08-23
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.