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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.55.2018.tde-20032018-085616
Documento
Autor
Nome completo
Gustavo Henrique Rosalem dos Santos
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1997
Orientador
Banca examinadora
Nunes, Maria das Graças Volpe (Presidente)
Fernandes, Clovis Torres
Fortes, Renata Pontin de Mattos
Título em português
Sistemas Hipermídia para o Ensino: Estendendo as Facilidades para o Tutor e o Estudante
Palavras-chave em português
Não disponível
Resumo em português
Este trabalho discute o potencial e, principalmente, os problemas decorrentes do uso de sistemas hipermídia tradicionais (i.é redes de páginas manipuladas por browser) em aplicações de ensino & aprendizagem. Argumenta-se que um dos grandes problemas dos sistemas hipermídia consiste na usual falta de qualquer controle sobre a navegação do usuário, que pode refletir negativamente no processo de aprendizagem. O trâbalho propõe, e implementa no protótipo SASHE, o uso de recursos extremamente simples, como a associação de atributos aos nós do hiperdocumento, bem como a exploração da característica de aninhamento (ou composição) de nós, já usual nos modelos conceituais de hipermídia, para modelar aplicações hipermídia que atendam a algumas das necessidades tanto do autor quanto do estudante. Tais contribuições consistem em: a) oferecer mais recursos ao usuário-estudante, além das funções de controle; isto se dá através de um conjunto botões da interface para o acesso a informações contextuais, de controle e estratégicas (busca de nós alternativos de acordo com dificuldade associada e nó atual); b) oferecer mais recursos ao usuário-autor, no sentido de fornecer-lhe ferramentas de autoria de hiperdocumentos "qualificados" para aplicações no ensino (independente do domínio de conhecimento), bem como de possibilitar a criação de roteiros que imprimem uma forma de controle "flexível": ao selecionar cada nó que fará pafte de um roteiro, o autor pode definir um "grau de liberdade" associado, correspondente a um contexto da hierarquia que engloba aquele nó. O autor, ao definir os limites de "fuga" do roteiro, indica quais informações periféricas podem contribuir à leitura do estudante, sem interferirem negativamente nos objetivos do autor.
Título em inglês
Not available
Palavras-chave em inglês
Not available
Resumo em inglês
This work discusses the potential and the problems which arise from the use of traditional hypermedia systems in educational applications. One of the most controversial point is the lack of control on the student. Experiences have shown negative results when there is no such control. This work proposes, and implement in the prototype SASHE, the use of simple resources, such as nodes attributes and nested context nodes, to model hypermedia applications which address some author and students goals. Its contributions include: a) to offer other resources to the student which are different from the usual control functions of the browser; this is achieved through a set of interface buttons to access contextual, control and tactical information (the latter consists in searching alternative nodes according to difficulty values and to the actual node); b) to offer authoring tools which are specific for educational application and knowledge domainindependent and which make possible the creation of flexible guided-tours: when selecting a node to be added to the guided-tour, the author can define an associated "level of freedom" which corresponds to a context node which contains the selected node. This author's definition of a "escape limit" to the student determines which information is consídered relevant (and are preserved into the context) or not (are left out the context).
 
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Data de Publicação
2018-03-20
 
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