• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2018.tde-19092018-142400
Documento
Autor
Nome completo
Gladys Pierri Bernardo dos Santos
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1992
Orientador
Banca examinadora
Masiero, Paulo Cesar (Presidente)
Vieira, Marina Teresa Pires
Zwicker, Ronaldo
Título em português
O USO DE HIPERTEXTO PARA APOIO A REUNIÔES FORMAIS
Palavras-chave em português
Não disponível
Resumo em português
O hipertexto ou texto não linear, surge como uma possibilidade de entender a noção tradicional dos arquivos contendo textos com uma hierarquia linear para uma organização mais complexa. Nele a informação é mantida em blocos discretos que se interconectam através de ligações, formando uma rede. A criação automática de banco de documentos organizados como hipertexto é um problema que vem recebendo crescente atenção na literatura especializada. Neste trabalho usa-se um sistema de hipertexto para apoiar reuniões formais, caracterizadas por circular de convocação e ata, com objetivo de deliberar sobre diversos assuntos de escritório. para isso, inicialmente apresenta-se um estudo sobre os sistemas de hipertexto e suas inúmeras aplicações, alguns sistemas de apoio a reuniões que já foram ou estão sendo implementados e, finalmente, como um sistema de hipertexto pode apoiar reuniões de uma maneira geral. Em seguida, este trabalho analisa um domínio de aplicação - reuniões formais - e mostra como sistemas de hipertexto podem auxiliar no processo de criação automática e busca em atas de reuniões. Propõe-se um método para especificação de sistemas de armazenamento e recuperação de documentos textuais para auxiliar a conversão de documentos para o formato hipertexto, como é o caso de atas de reuniões, que contém um grande volume de informação organizado em fragmentos relacionados entre si. Tal método considera o aspecto dinâmico do crescimento da base de dados hipertexto e apresenta uma solução automatizada para resolver o problema das ligações entre os fragmentos de texto a serem inseridos e os já existentes na base de dados. Na implementação dessa aplicação utiliza-se o sistema de hipertexto Hyperties e um sistema de apoio para a autoria da base de dados desenvolvido especialmente para esse fim.
Título em inglês
Using Hypertext to Support Formal Meetings
Palavras-chave em inglês
Not available
Resumo em inglês
Hypertext, or non-linear text, has emerged as a new concept, extending the conventional linear structured text to a more structure. In a hypertext, information is stored as discrete chuncks of text linked into a net structure. The automatic development of a text data organized as a hypertext is a problem which has been receiving a growing amount of attention in the literature. A bibliographical review is presented which describes several hypertext systems and their applications; some systems to support meetings are discussed; and, finally, its is investigated how hypertext systems can be used to support meetings. Next, an application domain - formal meetings - is analyzed in this dissertation, aiming at creating and searching automatically a minutes data base. A method for specification of systems for storage, and retrieval of textual documents is proposed. Its main objective is to support the storage of documents as a hypertext. This method also proposes a solution for the dynamical growing of the data base, when new fragments of text to be inserted have to be linked to other fragments already existing in the data base. A prototype system has been implemented using the hyperties system integrated with a taylor-made subsystem to support authoring.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-09-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.