• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2012.tde-19072012-101604
Document
Auteur
Nom complet
Draylson Micael de Souza
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2012
Directeur
Jury
Barbosa, Ellen Francine (Président)
Chaim, Marcos Lordello
Souza, Simone do Rocio Senger de
Titre en portugais
Ensino e aprendizado de fundamentos de programação: uma abordagem baseada em teste de software
Mots-clés en portugais
Engenharia de software
Ensino e áprendizagem
Fundamentos de programação
Teste de software
Resumé en portugais
O ensino de fundamentos de programação não é uma tarefa trivial muitos estudantes têm dificuldades em compreender os conceitos abstratos de programação e possuem visões erradas sobre a atividade de programação. Uma das iniciativas que tem sido investigada a fim de amenizar os problemas associados refere-se ao ensino conjunto de conceitos básicos de programação e de teste de software. A introdução da atividade de teste pode ajudar o desenvolvimento das habilidades de compreensão e análise nos estudantes. Além disso, aprendendo teste mais cedo os alunos podem se tornar melhores testadores e desenvolvedores. Seguindo esta tendência, em trabalhos anteriores foram investigados alguns mecanismos de apoio ao ensino integrado de fundamentos de programação e teste. Dentre os mecanismos investigados destaca-se a proposição de um ambiente de apoio para submissão e avaliação automática de trabalhos práticos dos alunos, baseado em atividades de teste de software PROGTEST. Em sua primeira versão, a PROGTEST foi integrada à ferramenta JABUTISERVICE, que apoia o teste estrutural de programas escritos em Java. O presente projeto de mestrado visou a dar continuidade aos trabalhos já realizados, tendo como principal objetivo a identificação e integração de diferentes ferramentas de teste ao ambiente PROGTEST, explorando tanto técnicas e critérios de teste diferenciados como linguagens de programação distintas. O ambiente PROGTEST também foi aplicado e validado em diferentes cenários de ensino, considerando diferentes linguagens e técnicas de teste. Em linhas gerais, os resultados evidenciam a viabilidade da aplicação do ambiente em cenários de ensino e aprendizagem
Titre en anglais
Teaching and learning of programming foundations: an approach based on software testing
Mots-clés en anglais
Programming foundations
Software engineering
Software testing
Teaching and learning
Resumé en anglais
The teaching of programming foundations is not a trivial task - many students have difficulty to understand the abstract concepts of programming and have wrong views about the programming activity. Initiatives have been investigated in order to address the related issues. One of them refers to the integrated teaching of programming foundations and software testing. The introduction of testing can help students to develop programming comprehension and analysis skills. Moreover, teaching testing earlier could become the students better testers and developers. Following this perspective, previous studies have investigated mechanisms to support the integrated teaching of programming foundations and software testing. Among them, we highlight the proposition of a environment for the submission and automatic evaluation of programming assignments, based on testing activities - PROGTEST. In its first version, PROGTEST was integrated with JABUTISERVICE tool, which supports the structural testing of Java programs. This work aims at identifying and integrating different testing tools to the PROGTEST environment, exploring both different testing criteria and different programming languages. The PROGTEST environment was also applied and validated in different teaching scenarios, with different languages and testing techniques. In general, the results show the feasibility of applying the environment in the integrated teaching of programming foundations and software testing
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2012-07-19
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.