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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2018.tde-19042018-160150
Documento
Autor
Nombre completo
Marcus Vinicius Maltempi
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 1995
Director
Tribunal
Nunes, Maria das Graças Volpe (Presidente)
Sena, Galeno Jose de
Traina, Agma Juci Machado
Título en portugués
INTEMA: UM GERADOR DE EXPLICAÇÕES PARA SISTEMAS TUTORES INTELIGENTES
Palabras clave en portugués
Não disponível
Resumen en portugués
Esta dissertação apresenta o projeto de construção do sistema INTEMA: um gerador de explicações e um ambiente de interação para Sistemas Tutores Inteligentes (sTIs) em Matemática. o INTEMA é parte de uma arquitetura genérica de STIs em Matemática que permite a troca de domínio, sem necessidade de alterar a geração de explicações. As explicações geradas têm por objetivo justificar o comportamento do sistema e informar os usuários, de maneira individualizada, sobre as características e funções do sistema. O estilo de interação fornecido pelo sistema é o de manipulação direta. São discutidos em detalhes os três módulos principais do INTEMA: planejador, realizador e interface. Um exemplo de interação com o sistema no domínio de Lógica de Primeira Ordem é apresentado.
Título en inglés
lNTEMA: AN EXPLANATION GENERATOR FOR INTELLIGENT TUTORING SYSTEMS
Palabras clave en inglés
Not available
Resumen en inglés
This work presents the system INTEMA: an Intelligent Tutoring System (ITS) module which consists of an explanation generator and an interaction environment for ITSs in any mathematical domain. INTEMA is part of a generic architecture for representing mathematical knowledge, what allows the domain exchange. The explanations aim to justi$ the system's behaviour by teaching and informing the user about the characteristics and the functions of the system. Direct manipulation is the interaction style provided by the system. The three main system's modules - the planner, the realizer and the interface - are discussed in detail. An example of an interaction with a system that teaches First Order Logic is also presented.
 
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Fecha de Publicación
2018-04-19
 
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