• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2004.tde-16112004-095938
Documento
Autor
Nombre completo
Mariza Ferro
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2004
Director
Tribunal
Monard, Maria Carolina (Presidente)
Freitas, Ricardo Luis de
Rezende, Solange Oliveira
Título en portugués
"Aquisição de conhecimento de conjuntos de exemplos no formato atributo valor utilizando aprendizado de máquina relacional"
Palabras clave en portugués
aprendizado de máquina
inteligência artificial
programação lógica indutiva
Resumen en portugués
O Aprendizado de Máquina trata da questão de como desenvolver programas de computador capazes de aprender um conceito ou hipótese a partir de um conjunto de exemplos ou casos observados. Baseado no conjunto de treinamento o algoritmo de aprendizado induz a classificação de uma hipótese capaz de determinar corretamente a classe de novos exemplos ainda não rotulados. Linguagens de descrição são necessárias para escrever exemplos, conhecimento do domínio bem como as hipóteses aprendidas a partir dos exemplos. Em geral, essas linguagens podem ser divididas em dois tipos: linguagem baseada em atributo-valor ou proposicional e linguagem relacional. Algoritmos de aprendizado são classificados como proposicional ou relacional dependendo da liguagem de descrição que eles utilizam. Além disso, no aprendizado simbólico o objetivo é gerar a classificação de hipóteses que possam ser facilmente interpretadas pelos humanos. Algoritmos de aprendizado proposicional utilizam a representação atributo-valor, a qual é inadequada para representar objetos estruturados e relações entre esses objetos. Por outro lado, a Programação lógica Indutiva (PLI) é realizada com o desenvolvimento de técnicas e ferramentas para o aprendizado relacional. Sistemas de PLI são capazes de aprender levando em consideração conhecimento do domínio na forma de um programa lógico e também usar a linguagem de programas lógicos para descrever o conhecimento induzido. Neste trabalho foi implementado um módulo chamado Kaeru para converter dados no formato atributo-valor para o formato relacional utilizado pelo sistema de PLI Aleph. Uma série de experimentos foram realizados com quatro conjuntos de dados naturais e um conjunto de dados real no formato atributo valor. Utilizando o módulo conversor Kaeru esses dados foram convertidos para o formato relacional utilizado pelo Aleph e hipóteses de classificação foram induzidas utilizando aprendizado proposicional bem como aprendizado relacional. É mostrado também, que o aprendizado proposicional pode ser utilizado para incrementar o conhecimento do domínio utilizado pelos sistemas de aprendizado relacional para melhorar a qualidade das hipóteses induzidas.
Palabras clave en inglés
artificial intelligence
inductive logic programming
machine learning
Resumen en inglés
Machine Learning addresses the question of how to build computer programs that learn a concept or hypotheses from a set of examples, objects or cases. Descriptive languages are necessary in machine learning to describe the set of examples, domain knowledge as well as the hypothesis learned from these examples. In general, these languages can be divided into two types: languages based on attribute values, or em propositional languages, and relational languages. Learning algorithms are often classified as propositional or relational taking into consideration the descriptive language they use. Typical propositional learning algorithms employ the attribute value representation, which is inadequate for problem-domains that require reasoning about the structure of objects in the domain and relations among such objects. On the other hand, Inductive Logig Programming (ILP) is concerned with the development of techniques and tools for relational learning. ILP systems are able to take into account domain knowledge in the form of a logic program and also use the language of logic programs for describing the induced knowledge or hypothesis. In this work we propose and implement a module, named kaeru, to convert data in the attribute-value format to the relational format used by the ILP system Aleph. We describe a series of experiments performed on four natural data sets and one real data set in the attribute value format. Using the kaeru module these data sets were converted to the relational format used by Aleph and classifying hipoteses were induced using propositional as well as relational learning. We also show that propositional knowledge can be used to increment the background knowledge used by relational learners in order to improve the induded hypotheses quality.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Dissertacao.pdf (999.99 Kbytes)
Fecha de Publicación
2004-12-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.