• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2018.tde-15032018-085040
Document
Auteur
Nom complet
Jaqueline Brigladori Pugliesi
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 1998
Directeur
Jury
Rezende, Solange Oliveira (Président)
Direne, Alexandre Ibrahim
Nunes, Maria das Graças Volpe
Titre en portugais
Sistema Híbrido Inteligente para Suporte a um Ambiente de Treinamento e Ensino
Mots-clés en portugais
Não disponível
Resumé en portugais
A utilização de recursos Hipermídia e técnicas de Inteligência Artificial em ambientes de ensino e aprendizado oferecem uma melhor apresentação das informações aos usuários e proporcionam melhores resultados por habilitar o sistema a "raciocinar" sobre o que e como apresentar ensinamentos efetivos, estimulando o estudante a aprender. Assim sendo, propõe-se, em um projeto de maior abrangência, a arquitetura de um ambiente denominado SIATE Sistema Inteligente de Apoio a Treinamento e Ensino que integra características de Sistemas Baseados em Conhecimento, Sistemas Tutores, Raciocínio Baseado em Casos, Hiperraídia e Simulação, com o objetivo de enriquecer um ambiente exploratório de ensino com conhecimento especialista do domínio e de melhorar o aprendizado do estudante. O presente trabalho, parte integrante do SIATE no domínio de Aquisição de Conhecimento, corresponde ao projeto e desenvolvimento de um Sistema Híbrido de Conhecimento, o qual contém o conhecimento especializado do domínio de aplicação e fornece apoio à geração de roteiros de páginas de uni hiperdocumento e à ferramenta de treinamento do SIATE.
Titre en anglais
Not available
Mots-clés en anglais
Not available
Resumé en anglais
The use of Hypermedia resources and Artificial Intelligenck techniques in teaching and learning environments afiows information to be presented in a olear manner to users and offers better results by allowing the system to "reason" about what and how effective teaching should be presented, stimulating the student to learn. An architecture called SIATE Intelligent System for 1-htining and Teaching has been proposed, as part of a much larger project. This architecture integrates characteristics from Knowledge Based Systems, Tutoring Systems, Case Based Reasoning, Hypermedia and Simulation, enriching au exploratory environment for teaching with expert knowledge about the domain, while also improving the student learning experience. The present work, which is a part of the domain of Knowledge Acquisition in SIATE, corresponds to the design and implementation of a Hybrid Knowledge System. This system contains specialized lcnowledge about the application domain which is used to generate scripts for pages in a hyperdocument and support the training tool in SIATE.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2018-03-15
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.