• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2018.tde-15032018-085040
Documento
Autor
Nombre completo
Jaqueline Brigladori Pugliesi
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 1998
Director
Tribunal
Rezende, Solange Oliveira (Presidente)
Direne, Alexandre Ibrahim
Nunes, Maria das Graças Volpe
Título en portugués
Sistema Híbrido Inteligente para Suporte a um Ambiente de Treinamento e Ensino
Palabras clave en portugués
Não disponível
Resumen en portugués
A utilização de recursos Hipermídia e técnicas de Inteligência Artificial em ambientes de ensino e aprendizado oferecem uma melhor apresentação das informações aos usuários e proporcionam melhores resultados por habilitar o sistema a "raciocinar" sobre o que e como apresentar ensinamentos efetivos, estimulando o estudante a aprender. Assim sendo, propõe-se, em um projeto de maior abrangência, a arquitetura de um ambiente denominado SIATE Sistema Inteligente de Apoio a Treinamento e Ensino que integra características de Sistemas Baseados em Conhecimento, Sistemas Tutores, Raciocínio Baseado em Casos, Hiperraídia e Simulação, com o objetivo de enriquecer um ambiente exploratório de ensino com conhecimento especialista do domínio e de melhorar o aprendizado do estudante. O presente trabalho, parte integrante do SIATE no domínio de Aquisição de Conhecimento, corresponde ao projeto e desenvolvimento de um Sistema Híbrido de Conhecimento, o qual contém o conhecimento especializado do domínio de aplicação e fornece apoio à geração de roteiros de páginas de uni hiperdocumento e à ferramenta de treinamento do SIATE.
Título en inglés
Not available
Palabras clave en inglés
Not available
Resumen en inglés
The use of Hypermedia resources and Artificial Intelligenck techniques in teaching and learning environments afiows information to be presented in a olear manner to users and offers better results by allowing the system to "reason" about what and how effective teaching should be presented, stimulating the student to learn. An architecture called SIATE Intelligent System for 1-htining and Teaching has been proposed, as part of a much larger project. This architecture integrates characteristics from Knowledge Based Systems, Tutoring Systems, Case Based Reasoning, Hypermedia and Simulation, enriching au exploratory environment for teaching with expert knowledge about the domain, while also improving the student learning experience. The present work, which is a part of the domain of Knowledge Acquisition in SIATE, corresponds to the design and implementation of a Hybrid Knowledge System. This system contains specialized lcnowledge about the application domain which is used to generate scripts for pages in a hyperdocument and support the training tool in SIATE.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-03-15
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.