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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2012.tde-13042012-105957
Document
Auteur
Nom complet
Adriano Bezerra
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2012
Directeur
Jury
Delamaro, Márcio Eduardo (Président)
Barbosa, Ellen Francine
Lamounier Júnior, Edgard Afonso
Titre en portugais
Critérios de teste baseados em grafo de cena para aplicações de realidade virtual
Mots-clés en portugais
Critério de teste de software
Grafos de cena
Realidade virtual
Teste de software
Resumé en portugais
A atividade de teste de software tem recebido considerável atenção de pesquisadores e engenheiros de software que reconhecem a sua utilidade na criação de produtos de qualidade. No entanto, os testes são caros e propensos a erros, o que impõe a necessidade de sistematizar e, portanto, a definição de técnicas para aumentar a qualidade e produtividade na sua condução. Várias técnicas de teste têm sido desenvolvidas e têm sido utilizadas, cada um com características próprias em termos de eficácia, custo, fases de aplicação, etc. Sistemas de realidade virtual frequentemente utilizam uma estrutura hierárquica denominada grafo de cena para representar as características dos objetos em um ambiente virtual tridimensional. Os grafos de cena também armazenam informações sobre o relacionamento entre os objetos, permitindo respostas adequadas ao usuário quando ocorrem interações. Neste trabalho, critérios de teste baseados em grafo de cena são estudados e definidos afim de aumentar a qualidade de aplicações de realidade virtual. Além disso, estudos de caso são apresentados, utilizando os critérios definidos aplicados a um framework de realidade virtual construído para gerar aplicações na área médica, além de utilizar uma aplicação de demonstração. Como forma de apoio aos critérios definidos foi desenvolvida uma ferramenta de teste capaz de verificar se os nós, que representam os objetos virtuais na cena, satisfazem seus requisitos conforme foram especificados
Titre en anglais
Test criteria based on scene graph for virtual reality applications
Mots-clés en anglais
Scene graphs
Software testing
Software testing criteria
Virtual Reality
Resumé en anglais
The activity of software testing has received considerable attention from researchers and software engineers who recognize its usefulness in creating quality products. However, the tests are expensive and prone to errors, which imposes the need to systematize and hence the definition of techniques to increase quality and productivity in their driving. Several testing techniques have been developed and have been used, each with its own characteristics in terms of effectiveness, cost, implementation stages, etc. Moreover, these techniques can also be adapted. In this work, test criteria based on scene graph are studied and defined in order to increase the quality of the Virtual Reality software. In addition, case studies are presented, using the criteria applied to a framework built to generate virtual reality applications in medicine, in addition to using a demo application. As a form of support to the criteria a testing tool was developed. It verifies whether the nodes that represent the virtual objects meet their requirements as they were specified
 
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Date de Publication
2012-04-13
 
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