• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2003.tde-12102003-140536
Documento
Autor
Nombre completo
Marcelo Kaminski Sanches
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2003
Director
Tribunal
Monard, Maria Carolina (Presidente)
Lopes, Alneu de Andrade
Scalabrin, Edson Emílio
Título en portugués
"Aprendizado de máquina semi-supervisionado: proposta de um algoritmo para rotular exemplos a partir de poucos exemplos rotulados"
Palabras clave en portugués
aprendizado de máquina
aprendizado semi-supervisionado
clustering
Resumen en portugués
A fim de se utilizar algoritmos de Aprendizado de Máquina para tarefas de classificação, é admitida a existência de um conjunto de exemplos rotulados, conhecido como conjunto de treinamento, o qual é utilizado para o treinamento do classificador. Entretanto, em casos reais, esse conjunto de treinamento pode não conter um número de exemplos suficientemente grande para se induzir um bom classificador. Recentemente, a comunidade científica tem mostrado um grande interesse em uma variação dessa abordagem de aprendizado supervisionado. Essa nova abordagem, conhecida como aprendizado semi-supervisionado, assume que, juntamente com o conjunto de treinamento, há um segundo conjunto, de exemplos não rotulados, também disponível durante o treinamento. Uma das metas do aprendizado semi-supervisionado é o treinamento de classificadores quando uma grande quantidade de exemplos não rotulados está disponível juntamente com um pequeno conjunto de exemplos rotulados. A motivação para o aprendizado semi-supervisionado deve-se ao fato que, em muitas aplicações do mundo real, conjuntos de exemplos não rotulados são facilmente encontrados ou muito baratos para serem coletados, quando comparados aos conjuntos de exemplos rotulados. Um outro fator é que exemplos não rotulados podem ser coletados de forma automática enquanto os rotulados necessitam de especialistas ou outros custosos recursos de classificação. Os exemplos não rotulados podem ser utilizados de diversas maneiras. Neste trabalho é explorado um mecanismo no qual os exemplos não rotulados podem ser utilizados para melhorar tarefas de classificação e é proposto um algoritmo semi-supervisionado, denominado k-meanski, o qual viabiliza o uso de exemplos não rotulados em aprendizado supervisionado. A técnica utilizada pelo algoritmo proposto está baseada em duas premissas. A primeira delas é que os exemplos tendem a se agrupar naturalmente em clusters, ao invés de se distribuirem uniformemente no espaço de descrição dos exemplos. Além disso, cada exemplo do conjunto inicial de exemplos rotulados deve estar localizado perto do centro de um dos clusters existentes no espaço de descrição de exemplos. A segunda premissa diz que a maioria dos exemplos nos clusters pertencem a uma classe específica. Obviamente, a validade dessas premissas é dependente do conjunto de dados utilizado. O algoritmo k-meanski funciona bem nos casos em que os dados estão em conformidade com ambas as premissas. Entretanto, caso elas sejam violadas, a performance do algoritmo não será boa. São mostrados experimentos utilizando conjuntos de dados do mundo real, escolhendo-se aleatoriamente exemplos desses conjuntos para atuarem como exemplos rotulados.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Dissertacao_MKS.pdf (2.87 Mbytes)
Fecha de Publicación
2003-10-20
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.