• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2018.tde-12032018-085745
Documento
Autor
Nome completo
Thelma Elita Colanzi
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1999
Orientador
Banca examinadora
Masiero, Paulo Cesar (Presidente)
Fabbri, Sandra Camargo Pinto Ferraz
Maldonado, José Carlos
Título em português
Uma Abordagem Integrada de Desenvolvimento e Teste de Software Baseada na UML
Palavras-chave em português
Não disponível
Resumo em português
Este trabalho propõe um processo de desenvolvimento de software orientado a objetos que utiliza a notação da Unified Modeling Language (UML). Para cada fase do ciclo de vida de um software são apresentados os diagramas que auxiliam na organização das informações referentes ao software a ser desenvolvido e as diretrizes de uso desses diagramas. O processo utiliza conceitos e princípios utilizados em alguns métodos orientado a objetos, como por exemplo, o Fusion, o Objectory e o TeamFusion. O processo introduz uma abordagem de teste que fornece diretrizes para a geração de modelos de teste ao longo do desenvolvimento do software. Para cada fase são identificadas técnicas e critérios de teste passíveis de aplicação, sendo que para cada fase indica-se um critério de teste visando a cobertura dos requisitos mínimos de teste para garantir que o produto desenvolvido seja confiável. Para ilustrar o emprego do processo foi realizado um estudo de caso com o Sistema de Apoio à Escrita - SAPES, para gerenciamento das informações relativas às publicações de um pesquisador. A partir de um modelo de requisitos é feita toda a modelagem do SAPES, desde a fase de engenharia de requisitos até a fase de implementação. Somente parte do sistema foi implementada. A abordagem de teste foi aplicada para produzir os modelos de teste que foram utilizados para avaliar a confiabilidade do software obtido com a utilização do processo.
Título em inglês
Not available
Palavras-chave em inglês
Not available
Resumo em inglês
This work proposes an object-oriented software development process that employs the UML notation. Diagrams and guidelines for their use are presented for the each phase of the software life cycle. This process is defined combining concepts used in some existing object-oriented methods, like Fusion, Objectory and TeamFusion. The process also introduces an approach for testing that provides guidelines for the generation of test models during software development. For each development phase we identify applicable test techniques and criteria. A test criterion that covers the minimum test requirements is recommended to obtain a reliable final product. To illustrate the process development we use a case study based on a system called SAPES (Sistema de Apoio à Escrita) that manages information on researcher's publications. Taking a requirements document as the starting point, the whole modeling of SAPES was developed, from Requirements Engineering to Implementation. The system was implemented partially. The test approach was applied to produce test models that allowed the evaluation of the final product reliability.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
ThelmaElitColanzi.pdf (10.20 Mbytes)
Data de Publicação
2018-03-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.