• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2003.tde-10112014-162434
Documento
Autor
Nome completo
Gustavo Pinheiro
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2003
Orientador
Banca examinadora
Moreira, Dilvan de Abreu (Presidente)
Pinto Junior, Dorival Leão
Ruiz, Evandro Eduardo Seron
Título em português
LogiCluster, um método para agrupamento de dados web categóricos e contínuos usando regressão logística
Palavras-chave em português
Não disponível
Resumo em português
No Ensino à Distância via Internet, o professor não tem contato físico com seus alunos e, por isso, perde consideravelmente a percepção da interação destes em relação ao material didático. Além disso, pode-se atingir um número muito grande de usuários caso o meio de ensino seja a Web. Então, é importante dar ao professor ferramentas que o ajudem a conhecer seus alunos e a planejar sua atuação de forma a atender melhor um grande número de alunos. Sabe-se que a Web é um meio que pode ser ricamente instrumentado. Em princípio, cada clique num hyperlink, cada visita e outros dados de atividade online podem ser capturados e armazenados para futura análise. Entretanto, a quantidade de dados que se obtém pode ser imensa, tornando sua análise trabalhosa e demorada. Surge, então, o problema de analisar esses dados a fim de se extrair informações úteis. Pesquisas na área de Mineração de Dados fornecem ferramentas úteis para tratar este problema, sendo que métodos de agrupamento são particularmente interessantes. Uma das dificuldades encontradas nesta nova área, chamada de Web Usage Mining (WUM), é lidar simultaneamente com dados categóricos e contínuos. Neste trabalho desenvolveu-se um novo método de agrupamento, o LogiCluster, baseado no Modelo de Regressão Logística, o qual é adequado para dados categóricos e contínuos, tanto em separado quanto em conjunto.
Título em inglês
LogicCluster: a method to Group Categorical and Continuous Web Data using Logistic Regression
Palavras-chave em inglês
Not available
Resumo em inglês
In Distance Learning, teacher and students are physically apart. This characteristic causes a considerable loss in the perception the teacher has of the students learning process. Even worst, if a distance course is provided openly through the Web, the audience could be huge. Therefore, tools that can help a teacher get a better understanding of his students could be very useful. A Web site can be highly monitored. Every visit to a page, every mouse click in a hyperlink and many other online activities can be captured and stored for future analysis. The amount of stored data can reach enormous quantities, which become a challenge for data analysis. It is very difFicult to extract useful information from this data. Data Mining tools, such as clustering methods, could be very useful in dealing with such large amounts of data. But one of the problems with this new research area, Web Usage Mining (WUM), is to deal with categorical and continuous data simultaneously. In this work, a new method of clustering is presented, the LogiCluster. It is based in the Logistic Regression Model and can handle categorical and continuous data simultaneously. The data can be purely categorical or mixed with continuous data.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
GustavoPinheiro.pdf (10.80 Mbytes)
Data de Publicação
2014-11-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.