• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.55.2012.tde-06122012-162839
Documento
Autor
Nome completo
Marco Aurélio Graciotto Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2012
Orientador
Banca examinadora
Maldonado, José Carlos (Presidente)
Gimenes, Itana Maria de Souza
Giraffa, Lucia Maria Martins
Isotani, Seiji
Kon, Fabio
Título em português
LOD: uma abordagem para desenvolvimento de objetos de aprendizagem multimídia e interativos
Palavras-chave em português
Ginga
Interatividade
LOD
MDD
Método
Objeto de aprendizagem
Processo
Requisitos
SBTVD
Resumo em português
Objetos de aprendizagem (OA) compõem uma das abordagens adotadas para tratar a crescente complexidade da educação com auxílio de computadores, promovendo o reúso e a qualidade de materiais didáticos. Tais benefícios podem ser ampliados ao incluir questões de projeto instrucional e associá-las às características multimídias e interativas dos dispositivos computacionais, sistematizando-se a produção de objetos de aprendizagem. Nesse contexto, esta tese define uma abordagem para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem multimídias e interativos considerando o cenário de televisão digital. Essa abordagem, denominada LOD (Learning Object Development) consiste de um modelo de processo ou processo-padrão para desenvolvimento de objetos de aprendizagem (SPLOD Standard Process for Learning Object Development), a partir do qual se define um processo (LODP Learning Object Development Process) adequado para a construção de objetos de aprendizagem como recursos educacionais abertos (análogos a software livre); de um método de desenvolvimento dirigido a modelos, denominado LODM (Learning Object Development Method), compreendendo a modelagem conceitual, instrucional e de interação do objeto de aprendizagem; e de um conjunto de ferramentas que estabelecem um protótipo de ambiente para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem (LODE Learning Object Development Environment) considerando o método LODM e o processo LODP. A abordagem LOD foi preliminarmente avaliada quanto à engenharia de objetos de aprendizagem multimídia e interativos, representados por apresentações multimídia e aplicações interativas para televisão digital para a plataforma Ginga do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD). Os resultados apontam para os benefícios da abordagem integrada para o desenvolvimento, com a geração de objetos de aprendizagem multimídias e interativos de forma mais ágil e sistemática, além de promover o reúso desde os primeiros passos da modelagem dos objetos de aprendizagem
Título em inglês
LOD: an approach to the development of multimedia and interactive learning objects
Palavras-chave em inglês
Ginga
Interactivity
ISDB-Tb
Learning object
LOD
MDD
Method
Process
Requirements
Resumo em inglês
Learning objects are an approach to address the increasingly complexity of computersupported education, fostering reuse and learning material quality. Such benefits can be improved by considering instructional design and the multimedia and interactivity features of current computing devices, providing a systematic method to develop learning objects. Considering such context, this thesis defines an approach to the development of multimedia and interactive learning objects, considering the digital television scenario. This approach is named LOD (Learning Object Development) and is composed of (1) a reference process (SPLOD Standard Process for Learning Object Development) from which we defined a process for learning objects development (LODP Learning Object Development Process) suitable for engineering of open educational resources; (2) a model-driven development method (LODM Learning Object Development Method) that integrates conceptual, instructional and interaction modeling of learning objects; and (3) a set of tools that establish a prototype for an environment for learning object development named LODE (Learning Object Development Environment). The LOD approach was evaluated with multimedia and interactive learning objects development realized as multimedia presentations and interactive digital television applications aimed at the Brazilian Digital Television System and its Ginga middleware. The results evince the benefits of the integrated approach, providing an agile and systematic development and fostering the reuse since the initial models of the learning object engineering process
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-12-06
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2014. Todos os direitos reservados.