• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.55.2018.tde-06032018-160704
Documento
Autor
Nome completo
Marcelo Alexandre Couto de Jesus
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1999
Orientador
Banca examinadora
Nunes, Maria das Graças Volpe (Presidente)
Aluisio, Sandra Maria
Carvalho, Ariadne Maria Brito Rizzoni
Título em português
Representação de Léxicos Através de Autômatos Finitos
Palavras-chave em português
Não disponível
Resumo em português
Aplicações de Processamento de Língua Natural (PLN), como revisores ortográficos, gramaticais e tradutores, geralmente precisam consultar extensos dicionários contendo, por exemplo, informações morfossintáticas de várias centenas de milhares de palavras de uma língua. Autômatos finitos, largamente utilizados na construção de eficientes analisadores léxicos para compiladores, apresentam-se como ótimos candidatos para o problema de representação desse tipo de léxico de língua natural. Este trabalho investigou os métodos de codificação de léxicos utilizando autômatos finitos, as técnicas de minimização de autômatos determinísticos acíclicos e as estruturas de dados necessárias para uma representação compacta, resultando em um sistema computacional eficiente e versátil de representação de grandes léxicos de língua natural. Um léxico de mais de 430.000 palavras da língua portuguesa pode ser convertido em um autômato de menos de 220Kb, em menos de 5 minutos usando um computador doméstico.
Título em inglês
Not available
Palavras-chave em inglês
Not available
Resumo em inglês
Natural Language Processing (NLP) applications, such as speller and grammar checkers and translation systems, need to search very larga dictionaries which contab.' morphosyntactical and/or semantic information of severa] hundreds of thousand words of a given language. Finite Automata are often used in efficient scanners for compilers and are also good candidates for representing dictionaries. This work has investigated methods for representing dictionaries using finite automata, techniques for minimizing acyclic deterministic finite automaton, and adequate data structures for a compact representation. The resulting system is able to represent a dictionary of 430,000 Brazilian Portuguese words in a 220Kb automaton, by using a standard home computer and spending less than five minutes.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-03-06
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.